segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Mafalda faz 50 anos

Foi no dia 29 de Setembro de 1964 que uma tira da Mafalda foi publicada pela primeira vez, no semanário argentino “Primera Plana”. A personagem tinha sido criada dois anos antes como um cartoon de propaganda a publicar no “Clarin”, mas um conflito contratual impediu então a sua publicação.

Em 25 de Junho de 1973 Quino, o pseudónimo do Joaquín Salvador Lavado, nascido em 1932 , decidiu terminar com a série, embora a personagem ainda tenha aparecido para promover campanhas em defesa dos Direitos Humanos.

Desde então Quino se dedica exclusivamente ao cartoon humorístico.

Pessoalmente tive o privilégio de conhecer, por mero acaso, o criador da Mafalda, uma das minhas séries preferidas do mundo das tiras humorísticas, ao lado dos “Peanuts” e do " Calvin & Hobbes”.

Um dia, 30 de Maio de 2003, visitava a Feira do Livro de Lisboa, deparei com um anúncio, no stand da Teorema, de que, daí a meia hora, Quino estaria presente para dar autógrafos. Esperei algum tempo e fui a terceira ou quarta pessoa com quem ele falou.

Quando lhe revelei a minha admiração e entusiasmo pela Mafalda, leitura da minha juventude, Quino revelou-se surpreendido pelo interesse que em Portugal ainda existe por essa personagem, referindo o facto de já não desenhar a Mafalda há muito tempo.

Às pessoas que pediam o seu autógrafo, ele desenhou alguns dos seus bonecos mais recentes. Para mim, perante o meu entusiasmo, condescendeu, e resolveu desenhar-me uma Mafalda, provavelmente um dos raros originais deste personagem desenhado depois de 1973.

É esse original que reproduzo em baixo, recordando este dia de aniversário de Mafalda e esse feliz encontro com Quino.

 Recomendamos uma visita à página oficil de Quino AQUI.


Também recomendamos a visita ao blog Clube da Mafalda, integralmente dedicado a essa personagem criada por Quino.


1 comentário:

  1. A Mafaldinha foi sempre uma das minhas BD especiais!!!!
    Acho que cresci com ela!!!!!

    MC

    ResponderEliminar