quarta-feira, 8 de outubro de 2014

À Descoberta da BD africana : Pat Masioni, um congolês a trabalhar em França e a ser editado nos Estados Unidos

O autor de BD congolês Pat Masioni foi uma das figuras em destaque no 7º Festival Internacional de Argel , que decorreu nos finais de Setembro.

Exilado em Paris, Masioni tornou-se o primeiro autor africano de BD a  ver a sua obra publicada nos Estados Unidos, editando aqui, desde 2009, para a DC/Comics,  a série The  Unknow Soldier, com argumento do norte-americano Joshua Dysart.

Pat Masioni nasceu em 1 de Abril de 1961 em Mikuzi, no Congo, estudou pintura na Academia de Belas Artes de Kinshasa. Na capital congolesa foi o director responsável pela realização dos três primeiros salões africanos de Banda Desenhada, o Africa BD, e autor da série Samba Diallo.

No congo realizou várias obras didácticas de Banda desenhada, em colaboração com a igreja católica local e dedicou-se ainda ao desenho satírico no diário L’Avenir.

Foi aliás esta faceta que lhe custou o exílio, já que Joseph Kubala, o actual prsidente do Congo, que sucedeu ao seu pai em 2001, não gostou de se ver caricaturado por aquele que já era então considerado o mais importante autor da BD congolesa.

Ameaçado de morte, Masioni saiu do seu país natal e veive desde 2002 em Paris.

Desde então tornou-se um dos autores mais premiados e celebrados em festivais e exposições realizadas em França e um pouco de toda a Europa, tendo sido considerado o melhor autor de BD no festival  Immagine de Roma, em 2003.

Uma das suas obras mais famosas de BD publicadas em França, em 2005, foi “Rwanda 94 – Descida ao Inferno”.

Em Portugal é um autor práticamente desconhecido, aguardando-se que alguma editora se interesse um dia em editar algumas das suas obras.

Para um  primeiro contacto com a sua obra aconselhamos uma visita ao  Site oficial de Pat Mosioni e  Blog Oficial de Pat Masiono.










Sem comentários:

Enviar um comentário