quarta-feira, 15 de outubro de 2014

As 100 melhores "novelas gráficas" de sempre dos "Comic Books", na àrea da ficção cientifica e do fantástico


 Acaba de ser editada a publicação "100 All-Time Greatest Comics", uma iniciativa da editora da revista inglesa de Scifinow, dedicada à ficção científica.

O destaque é dado aos argumentos e aos argumentistas dos chamados "Comic Books", ligado principalmente ao universo da língua inglesa e às edições da Marvel e da DC-Comics, referindo principalmente o "mundo" dos super-heróis, embora surjam igualmente obras da "Manga" japonesa e da "BD" franco-belga.

A esmagadora maioria das obras referenciadas foram editadas a partir da década de 80, com a primeira década do século XXI a dominar.

Apenas 4 obras referidas são anteriores àquela década, sendo a mais antiga referida "Tintin - Destino Lua", obra de Hergé publicada entre 1950 e 1952.

Do universo da BD franco-belga, apenas se juntam àquele album de Tintin, a série "Blacksad", o album de Moebius (aliás Jean Giraud), embora com referência a uma edição da Marvel,"La Garage Hermetique de Jerry Cornelius", ou a recente "Kiki de Montparnasse" de José-Louis Bocquet e Catel.

Surgem ainda algumas referências a obras que fogem ao universo do mundo dos super-heróis e da ficção científica, como a "novela gráfica" de Art Spigelman, "Maus", obra de 1980, ou "Persepolis" de Margane Satrapi.

Para além da referência às cem obras escolhidas, esta revista inclui ainda várias entrevistas com alguns dos maiores argumentistas do momento, na área dos "Comic Books", como Alan Moore (V for Vendetta, Watchman, Batman), Brian K. Vaughan (Saga), Chris Claremont (X-Men), Grant Morrison (Batman & Robin) Brian Michael Bendis (All-New Spider-Man), ou com o argumentista e desenhador Mik Mignola, entre muitos outros.

Inclui ainda um dossier sobre a série Capitão América, criada em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby.

Não sendo, pessoalmente, grande admirador deste tipo de banda desenhada da Marvel, dominante nesta resenha, uma observação atenta desta publicação fez-me mudar de idéias sobre a grande eolução, quer gráfica quer quanto ao argumento, que os "Comic Books" têm conhecido nas últimas décadas

Contudo, numa obra dedicada aos melhores argumentos da BD na área do fantástico e da ficção científica, sendo qualquer escolha sempre subjectiva e discutível, existe uma grave lacuna, que é de não incluir um único album da série Blake e Mortimer.

Seja como for, esta revista é uma boa montra de um tipo de BD pouco conhecido em Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário