quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A Nova Bedeteca da Amadora


No encerramento da 25ª edição do Festival de BD da Amadora foi anunciada a Inauguração da Bedeteca da Amadora, que teve lugar no passado dia 8 de Novembro.

Aquele espaço está integrado na Biblioteca Municipal Piteira Santos daquela cidade e abriu com duas exposições: “O Resto da Revista – o que (quase) fica de fora das histórias da banda desenhada”, e “25 Anos, 25 Autores, 25 Cartazes”, dedicada aos cartazes das 25 edições do AmadoraBD, que podem ser visitadas até dia 31 de março de 2015.

Segundo a informação divulgada pela Câmara Municipal da Amadora, a nova Bedeteca acolhe “mais de 40 mil publicações, entre álbuns, livros, revistas e fanzines”. Muitas das obras aí depositadas foram doadas por Geraldes Lino, um dos grandes divulgadores da BD em Portugal.

“Segundo a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, a criação da Bedeteca “é mais um passo no reconhecimento da importância da Nona Arte para a Amadora, que pretende continuar a afirmar-se como a capital da Banda Desenhada e apresenta-se como mais uma peça na construção contínua deste projeto desafiante, pretendendo ser um espaço pensado para a difusão da BD nos seus vários suportes e que ambiciona chegar a pessoas de todas as idades, durante todo o ano”.



A exposição “O Resto da Revista – o que (quase) fica de fora das histórias da banda desenhada” “ engloba uma série de pranchas de revistas de banda desenhada, dividindo-se em cinco núcleos: “O espaço entre as histórias”, “Passatempos e construções”, “Navegando entre as histórias”, “A cor das histórias” e “O tempo entre as histórias””.

Comissariada por Mário Moura, esta primeira iniciativa daquele espaço aborda “o avesso da banda desenhada”, isto é, as  “coisas que estão lá, à vista de todos, que não fazem bem parte de uma banda desenhada, mas que a rodeiam e suportam. Trata-se de perceber como aquilo que rodeia e enquadra as histórias também as modela, de tal maneira que quando a Banda Desenhada se adapta a novos meios e contextos, esses dispositivos de enquadramento são recuperados, nem tanto por nostalgia mas porque dela já fazem parte. Para os apreciadores de design e os amantes da Banda Besenhada (muitas vezes uma só pessoa), esta será uma pequena amostra de toda a riqueza que fica entre estas duas áreas”.

A Bedeteca pode ser visitada no piso 2 da Biblioteca Municipal, de terça-feira a sábado, das 10.00h às 18.00h:

Bedeteca na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães

2720-119  Amadora

Sem comentários:

Enviar um comentário