quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Está preste a começar a edição de COMIC CON PORTUGAL


É nesta 6ª feira, dia 5 de Dezembro, que tem início a edição do COMICCOM PORTUGAL, que decorrerá até domingo na Exponor, em Matosinhos.
O COMICCOM PORTUGAL pretende ser o maior evento de cultura popular em Portugal, dedicado ao cinema, á televisão, à Banda Desenhada, à Webb série e ao videojogo.
Contará para isso com a presença de grandes nomes e grandes marcas ligadas a essa área cultural.
A Banda Desenhada está bem representada e conta com um leque variado de autores portugueses e estrangeiros.
Divulgamos em baixo a lista das presenças já confirmadas na secção dedicada à 9º arte, transcrevendo os dados retirados do site oficial do evento (que pode ser consultado, bem como a respectiva programação, AQUI):


BRIAN K. VAUGHAN



 “ Brian K. Vaughan é escritor e coautor de Saga, Y:The Last Man, Ex Machina, Runaways, Pride of Baghdad, The Hood, the Escapists e mais recentemente de Private Eye, uma banda desenhada digital produzida em parceria com o artista Marcos Martín e publicada em PanelSyndicate.com. O seu trabalho foi reconhecido nos prémios Eisner, Harvey, Hugo, Shuster, Eagle e British Fantasy. Fazendo uma pausa na sua carreira como guionista em Hollywood, onde trabalhou para séries como Lost e Under the Dome, de Stephen King, BKV está a explorar o mundo com a sua família e o seu leal cão salsicha chamado Hambúrguer K. Vaughan.

CARLOS PACHECO



“Um dos grandes desenhistas de super-heróis de todos os tempos cujos lápis deram vida a personagens como Superman, Batman, X-Men e muitas outras.
 “Além de ser um dos autores espanhóis mais internacionais, Carlos Pacheco é o espelho em que se podem ver refletidos os sonhos e aspirações de muitos autores jovens e inexperientes. No fundo, Pacheco conseguiu tornar realidade o sonho de qualquer aficionado que não é senão desenhar as histórias de banda desenhada que lia quando era pequeno.
 “Enquanto ainda estudava biologia, Pacheco dá início às suas primeiras colaborações profissionais com diversas revistas ao mesmo tempo e ganha vários prémios para jovens autores aos quais se candidata.
 “No final dos anos 80, colabora com a editora Planeta Agostini, para a qual faz diversas ilustrações, capas e outro material que apenas se podia ver na edição espanhola da Marvel Comics. Nesta editora são também publicados os seus primeiros trabalhos, entre os quais se destaca American Soldier com guiões de Antonio Moreno.
 “Em 1993 dá o salto para a Marvel, concretamente para a divisão britânica da editora, conhecida como Marvel UK. Depois de uns primeiros serviços como ilustrador de capas, o seu primeiro trabalho completo seria Dark Guard. O salto para o mercado  americano é dado com a personagem Flash, da editora DC. Nesta fase, Pacheco já começa a ser um autor estimado pelo público e desejado pelas editoras. Este facto leva-o a assinar um contrato de exclusividade com a Marvel, editora em que cumprirá diversas etapas em coleções do âmbito mutante como Bishop, Universe X, X-Men e também em coleções como Fantastic Tour ou Avengers Forever.
 “Uma vez terminada esta primeira etapa na Marvel, Pacheco regressa à DC para se centrar no relançamento de diversas séries e personagens, algo que aconteceu no romance gráfico da JLA/JSA, com a personagem de Green Lantern ou com os maiores ícones da editora: Superman e Batman.
 “Durante este período, ainda lhe sobrou tempo para apoiar a publicação de séries para o mercado espanhol, como é o caso dos títulos Iberia Inc e Tríada Vértice (em colaboração com Rafael Marín) ou para criar Arrowsmith, novamente para a editora DC em colaboração com o guionista Kurt Busiek.
 “Atualmente, Carlos Pacheco prossegue a colaboração alternada com as duas grandes editoras norte-americanas, sendo um dos desenhistas mais respeitados do meio e, sem dúvida, um dos grandes autores “hots” de todos os tempos.

RANDY STRADLEY



“Randy Stradley é escritor de banda desenhada e vice-presidente da Dark Horse Comics, uma das maiores editoras de BD dos EUA, a qual é responsável por títulos como Star Wars, Hellboy e Buffy. Stradley estreou-se no mundo da BD em 1984 com um trabalho para o nº 86 da revista Star Wars, na ocasião ainda detida pela Marvel Comics. Ainda nos anos 80, conhece Mike Richardson (o fundador da Dark Horse Comics), de quem se torna amigo e colega de negócios. No início da década de 90, a Dark Horse adquire a licença de publicação da linha Star Wars e em 2002 Stradley assume o cargo de Editor Sénior da série ligada à mítica saga. Conhecido por ter escrito várias publicações acerca do universo Star Wars, entre as quais "Crimson Empire" (em parceria com Mike Richardson) e "Jedi Council", Randy Stradley, que assinou vários dos seus trabalhos sob os pseudónimos Mick Harrison e Welles Hartley, é o argumentista de Aliens & Predator e Godzilla, duas das principais licenças da Dark Horse, a par de Star Wars.

MIGUELANXO PRADO (Corunha, Espanha, 1958).



“Em 1982, publica a sua primeira banda desenhada. Desde então, desenvolveu trabalho criativo como pintor, escritor, ilustrador de jornais e sobretudo, como autor de banda desenhada.
“Os seus livros incluem títulos como "Trazo de Tiza", "Quotidianía Delirante", "Tangencias" ou "Ardalén". Recebeu duas vezes o prémio de melhor obra estrangeira na FIBD (Feira Internacional de Banda Desenhada) de Angoulême, e foi premiado seis vezes no Salón Internacional del Cómic de Barcelona, ​​nas categorias de melhor obra, melhor desenho, melhor guião e Grande Prémio.
“Em 2013, recebeu o Prémio Nacional pelo trabalho "Ardalén".
“Já trabalhou com escritores como Laura Esquivel ("A Lei do Amor") e Neil Gaiman ("Eternal Night").
“No campo do audiovisual, entre outros trabalhos, ele é o criador de personagens e diretor de estilo da série de desenhos animados Men in Black, criador e diretor da longa metragem de animação De Profundis, em colaboração com o músico Nani García.

Entretanto para comemorar a sua participação no evento, “quis fazer uma homenagem à cidade do Porto com uma bela prancha comemorativa.
 “Esta prancha exclusiva estará disponível em dois tamanhos 50x40 (35 €) e 70x50 (60 €)” e poderá sem comprada “pela primeira vez na Comic Con Portugal, podendo ainda garantir um autógrafo do Miguelanxo Prado.
 “Nesta primeira edição, o número de exemplares será limitado, dando aos visitantes da Comic Con Portugal vantagem para a aquisição dos mesmos”.

MARCOS MARTIN

 “Interessado desde tenra idade em contar as suas próprias histórias, cedo optou pela banda desenhada como o meio adequado para isso. Leitor inveterado de BD, na altura de decidir a sua formação académica optou pela licenciatura de Belas Artes na Universidade de Barcelona, com o objetivo de alargar horizontes “e experimentar outro tipo de técnicas”.
“Os seus primeiros trabalhos foram feitos em Espanha, realizando ilustrações e capas para as edições espanholas da Marvel Comics, então publicadas pela Planeta DeAgostini; apesar de um par de projetos da linha Labirinto desta editora ter estado perto de ver a luz, o fecho do dito selo acabou por gorar as expectativas do autor. Perante a dificuldade de se impor na quase inexistente indústria espanhola, Martín centrou atenções no mercado americano, berço das suas principais influências culturais; e munido de um sólido portefólio, aproveitou uma estadia de três meses em Nova Iorque para se apresentar diante das grandes editoras: Marvel Comics e DC Comics. Tal talento não passou despercebido, com o autor a assumir os seus primeiros fill-ins em destaques como The Batman Chronicles, JSA, Robin, Birds of Prey, e em séries limitadas como Robin: Year One e Joker: Last Laugh.
“Mas os trabalhos que lhe permitiram começar a ganhar maior notoriedade foram “Batgirl: Year One” y “Breach”: a primeira, série limitada escrita por Chuck Dixon e Scott Beatty, a segunda escrita  por Bob Harras; e ambas, com a cor a cargo de Javier Rodríguez. Depois de deixar sinais de classe e domínio narrativo em ambos os projetos, em 2006 começou a colaborar de forma recorrente com a Marvel Comics, até que a um par de trabalhos menores se seguiu a minissérie “Doctor Strange: The Oath”, obra de grande importância não só pela sua indubitável qualidade, mas também por proporcionar o reencontro com o guionista Brian K. Vaughan, ao lado de quem trabalhara numa história curta do Cavaleiro das Trevas (Batman: Gotham City Secret Files and Origins núm. 1) Comprovada a sua valia em A Casa das Ideias, chegou um trabalho de primeiríssimo nível: “The Amazing Spiderman”, coleção na qual brilhou com luz própria até se transformar num dos autores mais reputados do mercado americano. Não só como desenhista de páginas interiores —colaborando com guionistas como Dan Slott, Mark Waid ou mesmo Stan Lee—, mas também como ilustrador de capas, destacando-se pela sua elegância e originalidade compositiva.
“Após a sua passagem pela coleção protagonizada pelo Homem-Aranha, encontrou-se com Mark Waid e Paolo Rivera no bem-sucedido relançamento de “Daredevil”, série transformada na grande vencedora dos prestigiados Prémios Eisner, que na sua edição de 2012 reconheceram o trabalho da equipa criativa com um galardão na categoria de Melhor Série Regular e duas nomeações para o próprio Martín como Melhor Ilustrador de Capa e Melhor Desenhista.
“Finalizado o seu contrato exclusivo com a Marvel Comics, embarcou numa nova aventura, fundando a sua própria editora online em parceria com Brian K. Vaughan. Juntos, aproveitaram tal plataforma digital —que parte da premissa de que o valor pago por cada banda desenhada depende da vontade do leitor— para lançar o projeto de criação própria “The Private Eye”, no qual também colabora a colorista Muntsa Vicente. Uma aclamada coleção que, a meio caminho entre a ficção científica e o género negro, reflete sobre as implicações de um futuro próximo em que a Internet desapareceu.

JAVIER RODRIGUEZ

“Dado o gosto do seu pai por todo o tipo de banda desenhada,  desde a infância que teve contacto com este meio: das leituras super-heróicas pelas quais optou logo de início, até ao material de Richard Corben ou Will Eisner publicado pela editora Toutain, passando por Milo Manara, Nazario ou Wally Wood, entre muitos outros.
“Desde cedo sentiu a necessidade de desenhar histórias de banda desenhada, participando em diversos concursos e fanzines; uma primeira etapa que foi reconhecida com um segundo prémio na Semana Negra de Gijón. Formado na Escola de Artes e Ofícios de Oviedo, tornou-se um dos fundadores do fanzine “Froilán” juntamente com Germán García, Marco Recuero, Arturo Arias e Fran Pérez; uma publicação que incluiu “Panowsky”, aquele que acabou por ser o seu projeto de fim de curso.
“Na auto-edição, encontrou o modo perfeito de canalizar a sua ânsia criativa, destacando-se a este nível “Anselmo Ensombras” e especialmente “Love Gun”, minissérie de ambientação futurista e crítica social que, reeditada pela UnderCómic, lhe valeu uma nomeação na categoria de Autor Revelação nos Prémios do Salão Internacional de Banda Desenhada de Barcelona de 1998. A partir de 1997 tornou-se colaborador habitual da revista El Víbora, em que durante um quinquénio criou séries como “Paraíso Punk Rock Bar”, “Comprovando a realidade”, com guiões de Mauro Entrialgo, e “Tenebro”. Obras nas quais se nota a influência de autores como os Hermanos Hernández ou Jamie Hewlett, e de outra das suas grandes paixões: a música.
“Mas para além das suas colaborações com a famosa publicação, começou a participar em histórias editadas em formato álbum: primeiro “Wake up”, como autor completo, e posteriormente “Medo”, escrita por David Muñoz e Antonio Trashorras. Após criar a série “Crononautas” para a Mister K —revista infantil da El Jueves—, aproveitou a oportunidade de desembarcar no mercado franco-belga: escrita por Delphine Rieu e publicada pela Les Humanoïdes em formato manga, “Lolita HR” centrava-se numa jovem e rebelde estrela de rock; uma prometedora história de ficção científica que no entanto foi travada por problemas da editora francesa.
“Paralelamente à sua carreira como desenhista, começou a desempenhar tarefas de colorista em títulos como “Batgirl: Year One”, “Breach” ou “Human Target”: coleções da DC Comics em que se encontrou com amigos como Marcos Martín ou Javier Pulido. Com resultados notáveis, rapidamente foi requisitado pela Marvel Comics, retomando a colaboração com Martín em “Doctor Strange: The Oath”, ficando incumbido de dar cor a desenhistas da dimensão de Alan Davis, e participando em coleções como a multipremiada “Daredevil”, em que se encontrou com Mark Waid, o próprio Marcos Martín, Paolo Rivera e Chris Samnee. Colorista proeminente, teve a sorte de contar com um editor —Stephen Wacker— que soube reconhecer a sua qualidade como desenhista, de modo que de algum tempo a esta parte desenhou diferentes fill-ins de “Daredevil” e histórias publicadas em destaques do Homem-Aranha como “The Amazing Spider-Man” ou “Superior Spider-Man".

GREGORY LOCKARD

“Gregory Lockard é Editor Associado na Vertigo Comics.
 “Atualmente, edita The Unwritten e FBP: Federal Bureau Of Physics, assistindo William Dennis em Hinterkind, The Names, The Kitchen e na adaptação para banda desenhada da trilogia The Girl With The Dragon Tattoo.
 “Anteriormente, trabalhou em Fables, Fairest, The Sandman: Overture, American Vampire, Sweet Tooth, Dial H e muitas outras obras. Reside na cidade de Nova Iorque.

PIA GUERRA


“Pia Guerra é uma artista canadiana de Banda Desenhada mais conhecida pelo seu trabalho como ilustradora e como co-criadora da DC/Vertigo: Y – The Last Man com o escritor Brian K. Vaughan. É vencedora de vários prémios, nomeadamente  um Scream Award atribuído pela Spike TV, um Harvey, um Shuster, e em conjunto com Jose Marzan Jr. arrecadou em duas ocasiões o mais destacado prémio da indústriade comics -  o Eisner Award. Foi também nomeada para outros prémios, como o Hugo and Prix Du Scenario no Angoulême International Comics Festival.
“Desenhou histórias para Doctor Who, Torchwood Magazine, Comic Book Tatto, Simpson’s Treehouse of Horror Comics, Spider-Man Unlimited, ilustrou o manual para o jogo White Wolf e produziu o storyboard para o comercial acerca do mesmo. Também trabalhou como produtora de design num canal televisão referente à ficção científica.
www.comicvine.com/pia-guerra/4040-43811/

IAN BOOTHBY

“Ian Boothby foi nomeado para Shuster Award, Harvey Award e Eisner Award. Foi vencedor de Eisner Award, como o escritor mais conhecido de Banda Desenhada pelos trabalhos de Simpsons e Futurama Comics. Em Vancouver, Ian é reconhecido pelos seus espetáculos de stand-up comedy e também pelo seu desenvolvimento enquanto artista.
“Ian escreveu para várias séries de televisão, incluindo a CBC’s Switchback, Street Cents e Popular Mechanics for Kids. Criador do sketch da série de comédia The 11th Hour, denominado por “The funniest sketch series since SCTV” pela National Post, assim como o criador do TV pilots Space Arm, Vancouver PM e I Dig BC e o co-criador de Channel 92, juntamente com Dean Haglund e Christine Lippa. Ele é o co-escritor do DVD film Casper’s Haunted Christmas.
“Atualmente, ele atua com o grupo de comédia de Titmouse, e é um convidado regular do stand up comedy de “Amuse Bouche”.
“Apareceu ainda no filme de Adam Sandler Happy Gllmore e na série 21 Jumpstreet.
www.comicvine.com/ian-boothby/4040-43975/

CLAUDIO CASTELLINI

“Nascido a 3 de Março de 1966, em Roma, Claudio Castellini é um veterano da International Comicdom, estreando-se com Sergio Bonelli Editore no Dylan Dog, e criador gráfico de Nathan Never.
“Em 1993, colaborou com a Marvel realizando as capas do Fantastic Four Unlimited e a história gráfica de Silver Surfer escrita por Ron Marz, "Dangerous Artifacts". Castellini foi o primeiro autor italiano a trabalhar para a Marvel, pioneiro de uma futura invasão italiana, vencendo o Yellow Kid, o principal prémio italiano.
“Continuou com o cruzamento da Banda Desenhada Marvel vs. DC, livro mais vendido do ano, com inúmeras capas e publicações dos principais ícones da Banda Desenhada Americana, como o Homem-Aranha e Conan. Também colabora com a Dark Horse com a realização de Predator: Demon's Gold, nomeado para o prestigioso Eisner Award em 1998, e a história de Darth Vadder entitula como "Extinction" para a Star Wars Tales.
“Em 2001 desenhou "The Call" para Batman Black & White, sendo que em 2003 volta para a Marvel para realizar a miniserie Wolverine: The End de Paul Jenkins.
“Mais tarde torna-se o artista oficial da capa da serie Batman: Gotham Knights, e desenha várias capas para Superman/Batman e Countdown to Final Crisis. Para Wildstorm desenhou as capas Thundercats e Robotech, e ainda do livro "The many worlds of Tesla Strong" de Alan Moore. O seu último trabalho para a DC foi a miniserie do Superman escrita por Marv Wolfman que ainda não foi publicada.
www.comicvine.com/claudio-castellini/4040-4656/

RICARDO CABRAL





 “Ricardo Cabral é ilustrador e autor de banda desenhada.
“Depois de terminar a sua licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2005,  Ricardo Cabral começa a trabalhar como ilustrador para jornais, sobretudo o Correio da Manhã, mas também revistas e publicidade. Em 2007 publicou seu primeiro livro "Evereste" pela editora Asa. Neste livro Ricardo Cabral faz uma adaptação em banda desenhada do livro "A mais alta solidão " do alpinista João Garcia, o primeiro português a escalar o Monte Everest.
 “Em 2009 publicou "Israel Sketchbook", um livro essencialmente realizado com os desenhos feitos directamente no seu diário gráfico, durante as semanas que Ricardo Cabral visitou o país. O livro combina  de maneira surpreendente a banda desenhada, a narrativa gráfica, e o urban sketching, mas o que surpreende nesta obra é o realismo quase fotográfico que o autor usa para colorir e finalizar cada desenho.
 “Em 2010 Ricardo publica "Newborn-10 Dias no Kosovo", uma obra em tudo semelhante ao livro anterior, desta vez sobre o Kosovo. 
 “Em 2011 o autor publica "Pontas Soltas-Cidades", novamente pela Asa-Leya, um livro que junta várias bandas desenhadas curtas, a maioria realizada pelo autor em viagem nos seus cadernos Moleskine.  O livro é premiado em Portugal no Festival AmadoraBD, e no Brasil, nos prémios HQMIX e um dos desenhos do livro é escolhido no site da Moleskine para ilustrar a capa de um dos cadernos da marca. Em sequência ao prémio no festival da AmadoraBD, Ricardo Cabral torna-se o autor em destaque na edição do festival de 2013, desenha o cartaz dessa edição e tem uma exposição dedicada ao seu trabalho.
 “Em 2013 Ricardo publica Comic-Transfer, desta vez pela editora Polvo, um livro que nasce do projecto de intercâmbio do Instituto Goethe com o mesmo nome.  Ricardo partilha a autoria do livro com alemão Till Lassmann e volta ao registo do sketch e desenho no local para mostrar as cidades de Hamburgo, Berlim, Porto e Lisboa.
 “Na literatura infantil, Ricardo Cabral ilustrou no anos recentes os livros "Portugal para Miúdos" da autoria de José Jorge Letria, editado pela texto, "Uma baleia no quarto" de João Miguel Tavares, editado pela Esfera dos Livros, " Expressões com História" de Alice Vieira e em 2014 o livro " Caras e Coroas: Reis e Rainhas de Portugal para Miúdos" ambos da editora texto.
 “Ricardo Cabral traz à Comic Con Portugal o seu mais recente livro "Pontas Soltas- Lisboa" um livro que reúne várias bandas desenhadas curtas sobre Lisboa que o autor realizou ao longo dos anos, e que inclui a Bd " O Caso Doca 21" uma banda desenhada realizada inteiramente num Samsung Galaxy Note 3 e que foi publicada na página de Facebook da marca, enquanto parte da campanha de promoção do Note 3.
http://ricardopereiracabral.blogspot.pt/

MIGUEL MONTENEGRO

“Aos onze anos, Miguel Montenegro decidiu que quando crescesse seria contador de histórias, preferencialmente através da banda desenhada. Terminou o Curso de Artes Gráficas e Comunicação na Escola de Artes António Arroio e tirou um ano de especialização em artes gráficas no Technological School of Concord, nos Estados Unidos. Recebeu nessa altura, aos 17 anos, uma Menção Honrosa do Boston Globe Journal por uma ilustração do Spider-Man. Fez os primeiros trabalhos para empresas locais.
“De regresso a Portugal, concluiu o 1º ano do Curso Superior de História, dedicando-se depois em exclusivo à profissão de Ilustrador Comercial em regime free-lance, motivado pelo crescente número de clientes.
“Completou uma colecção de Nove Álbuns de Contos Infantis que escreveu e ilustrou para a Trisan Editores, seguindo-se "Uma Aventura com o Pai Natal", um álbum de BD que vendeu o número recorde de 11 mil exemplares em dezembro desse ano.
“Durante os três anos seguintes, Miguel colaborou com algumas das maiores produtoras e agências de publicidade em Portugal. A convite de Papuas Produções escreveu "A Flor de Cerejeira", uma curta-metragem de animação. Como Director de Arte, trabalhou na primeira curta-metragem portuguesa em 3D, "Ossudo", produzida por Tangerina Azul.
“Em Fevereiro de 2004 publicou “NÉ”, uma prancha humorística semanal na revista TV7 Dias, tendo sido censurado após o quarto número de publicação.
“É agenciado nos EUA pela GlassHouse Graphics Productions desde o início de 2003. Em agosto desse ano é publicado o seu primeiro trabalho para a Marvel Comics Entertainment, a capa dos X-Men nº 51, edição portuguesa (Devir). Foi colaborador no JornalBD com a tira humorística de teor político A 5ª Pedagógica.
“Miguel foi o primeiro autor português a ser publicado regularmente pela Marvel Comics Entertainment, como um dos desenhadores oficiais da série Red Prophet (Marvel) em 2006. Em 2007 publicou a mini-série Xena/Army of Darkness para a Dynamite Entertainment. Em 2008 trabalhou na sequela.
“Actualmente, Miguel escreve e desenha a tira humorística Psicopatos, com mais de 22 mil seguidores na página portuguesa do Facebook e traduzida em cinco línguas no website internacional.
Principais Trabalhos Publicados:
- Psicopatos: O Mundo Maravilhoso das “Ciências” Psicológicas (ISPA)
- Army of Darkness/Xena II 1-4 (Dynamite)
- Army of Darkness/Xena  1-4 (Dynamite)
- Red Prophet 6-12 (Dabel Brothers/Marvel)
- Red Prophet 4-5 (Dabel Brothers/Marvel)
- Street Magik cover (Dynamite)
- BDJornal 4-10 (Pedra no Charco)
- Intimidators 1, 2(Image/Shadowline)
- The Covenant 1-2 (TopCow)
- Ted Noodleman TPB (Alias)
- X-Men #51 cover (Marvel/Devir)
- Né 1-4 (TV 7 Dias)
- Nucomix 15-18 (Swan Graphics)
- Spookshow International 4 (MVCreations)
Principais distinções:
Exposição no 18º Festival de BD da Amadora;
3º Prémio no 13º Festival de BD da Amadora;
1º Prémio no 12º Festival de BD da Amadora;
3º Prémio no 8º Festival de BD da Amadora;
1º Prémio no concurso Bordalo Pinheiro de Lisboa;
Menção Honrosa do Boston Globe Journal por uma ilustração do Spider-Man.
SAIBA MAIS EM
www.comicvine.com/miguel-montenegro/4040-53035/

DOG MENDONÇA e PIZZABOY

“As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy é uma banda desenhada em três volumes, escrita por Filipe Melo e ilustrada por Juan Cavia e Santiago Villa.
“Os livros foram editados em Portugal pela Tinta-da-China. e nos EUA pela Dark Horse Comics. Entre edições portuguesas e estrangeiras, conta já com mais de 25.000 livros vendidos.
“Um jovem distribuidor de pizzas, um ex-lobisomem de meia-idade e um demónio de seis mil anos serão os únicos capazes de fazer frente às forças do mal que ameaçam a humanidade.
“Foram ainda criadas quatro histórias originais para a colectânea Dark Horse Presents, na edição comemorativa dos seus 25 anos, mais tarde editadas no livro The Untold Tales of Dog Mendonça and Pizzaboy. Os livros contam com prefácios de John Landis, George A. Romero e Tobe Hooper. O trailer do último livro, As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, tornou-se viral, com mais de dois milhões de visualizações no Youtube em dois dias.

DANIEL MAIA

“Daniel Maia é desenhador de comics norte-americanos e autor de BD nacional.
“No início da sua atividade, publica alguns trabalhos em fanzines e revistas, até se tornar mais tarde um dos fundadores do Fantasia Studios, o primeiro grupo português de artistas de banda desenhada em estilo "Comics". Depois de vários anos em que adquire experiência ao nível da banda desenhada, ilustração e storyboarding, dá início à sua carreira internacional, trabalhando para o mercado americano: a primeira edição acontece na Previews #8 (2001) da Diamond Comics', que publicou pinups que o artista desenhou com personagens da Wildstorm Studios. Seguiram-se algumas colaborações indie, como Jon Pay, P.I.: Bullets e Babes & By-lines (2003), da BPR Comics, bem como o projeto da Variance Press, The Dark Age, publicado na Opi8.com.
“Após um período de alguma indefinição, o artista foi selecionado na ChesterQuest, um concurso internacional de caça talentos da Marvel Comics, conduzido pelo editor CB Cebulski. Entretanto, recebe o convite para entrar no Chiaroscuro Studios e, uma vez nesta prestigiada agência, surge o desafio de desenhar um no isolado da série X (#11), da Dark Horse, incluído na  compilação X Volume 3: Siege (2014). Assim, pela primeira vez, Daniel Maia destaca-se como desenhador.
“Criador de personagens como "Hunter" e "Pão-de-law", o desenhador irá publicar ainda este ano, O Infante Portugal em Universos Reunidos, um fanzine/comic com texto de José de Matos-Cruz, desenho do próprio Daniel Maia e Susana Resende, com o arte-finalista Daniel Henriques, tendo participação especial dos mestres José Garcês e José Ruy.
SAIBA MAIS EM
www.danielmaia-art.blogspot.pt

DANIEL HENRIQUES

“Daniel Henriques especializou-se em arte-final para o mercado de comics norte-Americano, embora inicialmente tenha participado em algumas publicações a nível nacional, as mais recentes das quais sendo afectas à saga d’O Infante de Portugal, onde assume parceria com o ilustrador Daniel Maia.
“Paralelamente, estreou-se profissionalmente na indústria de comics dos EUA em 2011, sob a alçada do veterano arte-finalista Danny Miki, de quem foi aprendiz enquanto participou no estúdio Crime Lab Syndicate deste, trabalhando em vários títulos da Marvel Comics (i.e. Venom, The Incredible Hulk, a mini-série Fearl Itself: The Fearless, e X-Force). Passando depois por outras editoras e projectos, em 2013 começou a colaborar em full-time com artistas da DC Comics – como o arte-finalista Jonathan Glapion, com quem continua a trabalhar directamente – em diversas revistas (i.e. Batgirl, Birds of Prey, Action Comics).

THE LISBON STUDIO



“Um colectivo de autores de bd, profissionais da animação, ilustradores, argumentistas e realizadores que partilham um atelier em Lisboa.
Artistas Residentes:
André Oliveira
Filipe Andrade
Filipe Pina
Joana Afonso
Jorge Coelho
Marta Teives
Nuno Duarte (Mocifão)
Nuno Saraiva
Pedro Brito
Pedro Ribeiro Ferreira
Pepe Del Rey
Ricardo Cabral
Ricardo Drumond
SAIBA MAIS EM
www.thelisbonstudio.blogspot.pt/

ANDRÉ LIMA ARAÚJO

“André Lima Araújo é autor de Banda Desenhada, trabalhando atualmente no mercado de comics americano. Formou-se como arquiteto na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em 2009. Logo após o final do curso, começou uma produção regular de BD, sobretudo através de criações próprias.
“Em 2011, depois de um ano a trabalhar como arquiteto, tornou-se ilustrador e autor a tempo inteiro. Além de vários projetos originais, sucederam-se várias colaborações e trabalhos de ilustração. Em 2012 iniciou-se no mercado Norte-Americano, através da Marvel, com o livro FF#22, escrito por Jonathan Hickman. Desenhou depois alguns números dos livros X-Treme X-Men e Fantastic Four, escritos por Greg Pak e Matt Fraction, respetivamente. No ano seguinte, juntamente com Sam Humprhies, lançou e cocriou a série mensal da Marvel, Avengers A.I.,  que ilustrou até 2014, altura em que esta terminou. Posto isto, ilustrou alguns números de Ultimate FF, escritos por Joshua Fialkov.
“De momento, encontra-se a desenhar o seu livro de ficção científica Man Plus, que será lançado em 2015 pela editora Titan Comics.
SAIBA MAIS EM
http://andrelimaaraujo.tumblr.com/
NOTÍCIA P3
http://p3.publico.pt/cultura/livros/14760/ha-um-jovem-arquitecto-com-fama-na-marvel

A FILHA DO GELO

“Escritor, médico e coach, sou sobretudo alguém com sede de conhecimento e de novas experiências. Gosto de me embrenhar no estudo do universo, seja sobre a forma como o cérebro humano funciona, seja sobre as mais recentes descobertas fora do sistema Solar.
“Persigo a oportunidade de fazer coisas novas e tento preencher os meus dias a fazer aquilo que amo. Nos meus tempos de lazer, gosto de conhecer lugares novos, relaxar na praia, ler, escrever, e jogar videojogos.
“Os meus heróis são Carl Sagan, Leonardo DaVinci, J.R.R. Tolkien,  e Henry Walton Jones, Jr.
“O acto de criação fascina-me. Desde criança que a minha cabeça está cheia de histórias e personagens, de aventuras e teorias, sempre a pedir um pouco do meu tempo para serem transferidas para o papel.
“Quão maravilhoso é ler algo que nos foi passado através desse papel por alguém que viveu à centenas de anos atrás, receber a sabedoria e um vislumbre dessa vida através desse meio tão humilde?
“Quão fantástico é entender que qualquer um pode fazer o mesmo, que as ferramentas para o fazer estão ao alcance de quase todos?
“De uma forma semi-profissional, a minha estreia foi na original ENE3, mas muitos desses escritos foram perdidos para sempre quando o site fechou. Por hora, estou envolvido no novo site apenas como consultor.
“Também me envolvi durante algum tempo com o Mundo Universitário e o Mais Oeste, escrevendo regularmente para essas publicações, e pontualmente para uma mão-cheia de publicações, na qualidade de freelancer.
“Recentemente, publiquei o meu primeiro livro de ficção fantástica, “A Filha do Gelo”. Podem visitar o site da obra, bem como ler algumas histórias curtas, aqui.
“Escrevo também uma crónica regular para a Gazeta das Caldas, acerca da Saúde Oral.

MÁRIO FREITAS

“Editor, argumentista, designer e formador, iniciou em 2006 as publicações com o selo Kingpin Books e rodeou-se desde então de alguns dos mais consagrados e promissores autores portugueses de BD da actualidade, com quem tem partilhado nomeações, prémios e o aplauso generalizado da crítica. Álbuns como "O Baile", "Super Pig: Roleta Nipónica" e "As Serpentes de Água" guindaram a Kingpin Books à condição de editora mais premiada em Portugal nos dois últimos anos, abrindo caminho à consolidação da internacionalização iniciada este ano. PARTILHAR - See more at: http://www.comic-con-portugal.com/pt/convidados/mario-freitas-1.html#sthash.XuWDPyku.dpuf

MIGUEL GUERREIRO LOURENÇO

“Miguel Guerreiro Lourenço irá apresentar a sua mais recente banda desenhada Buzzard, um caçador de recompensas com um "estranho" sentido de humor numa história misteriosa que decorre num mundo pós-apocalíptico. A banda desenhada é baseada nos géneros de Ação, Aventura, Western e Pós-Apocalíptico numa produção editorial totalmente em inglês. Conta com a arte de Jamal Campbell, um ilustrador Torontiano que é conhecido pelos seus re-designs de super-heróis pertencentes à Marvel, assim como, à DC, ilustrando a capa de Spider Verse Team-Up Issue #3 à bem pouco tempo. Buzzard, será apresentada num painel de Q&A na edição inaugural da Comic Con Portugal, onde poderão ouvir sobre os mais recentes projetos de Miguel Guerreiro Lourenço como a sua editora online.

BANZAI

“A Banzai estará presente na Comic Con Portugal com os seguintes conteúdos Exposição de originais; Exposição interactiva dos sketchbooks; Ilustração ao vivo; Actividade Chain-manga; Workshop arte-final digital; Workshop pintura digital; Workshop introdução ao desenho manga. SOBRE A Banzai Team é um colectivo multidisciplinar com fortes influências asiáticas. É o primeiro estúdio profissional de banda desenhada no estilo manga, auto-publicando e distribuindo a revista Banzai, vendida em lojas de todo o pais, como a FNAC  Estiveram presentes em diversos meios de comunicação social como: "5 para a Meia Noite", "Praça da Alegria", "Curto-Circuito", P3, jornal I e Visão, entre outros. O seu trabalho estende-se também na área da educação, tendo em parceria com a Rede de Bilbiotecas escolares do MNE o projecto de criação dos clubes de manga nas bibliotecas escolares. 

TCHARAN


“A Tcharan é uma editora recente, criada no final de 2010 na cidade do Porto, orientada para a literatura infantil.
“Em Novembro de 2010 lançou o seu primeiro livro, "A Crocodila Mandona", escrito por Adélia Carvalho e ilustrado por Marta Madureira, tendo sido distinguido pela Direcção Geral do Livro e Bibliotecas com uma Menção Especial no Prémio Nacional de 2010 para ilustração. No ano seguinte ganha o 1º Prémio da 3x3 em Nova Yorque, com as ilustrações do livro "Mocho Comi",  e em 2013 um dos seus livros O rei vai à caça é nomeado para o Grande prémio de literatura Infantil da Sociedade Portuguesa de Autores.
“Conta já com 15 títulos e alguns dos quais já editados em países como: o Brasil, Colombia, Alemanha, E.U.A, Canadá, suíça...

Sem comentários:

Enviar um comentário