quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

EM MEMÓRIA de WOLLINSKI, CABU, CHARB, TIGNOUS E HONORÉ, os 5 cartoonistas do Charlie-Hebdo ontem assassinados:


GEORGES WOLINSKI
(28/6/1934 – 7/1/2015)

Nascido em Tunes, veio para a França com os pais logo a seguir à Grande Guerra. Participou activamente no Maio de 68, tendo fundado, na sequência desse movimento, o jornal humorístico L’ Enragé, juntamente com outro grande cartoonista francês, Siné (o autor de um célebre cartoon sobre o 25 de Abril português em que uma figura do povo pega na parte vermelha da bandeira portuguesa).

Faz parte do grupo fundador da revista Hara-Kiri, uma das mais irreverentes revistas humorísticas francesas, publicada semanalmente entre 3 de Fevereiro de 1969 e 16 de Novembro de 1970, encerrada nesta data porordem do governo francês. Continuou a colaborar na versão mensal dessa revista, fundada em 1960 e que se publicou até 1985.

Colabora igualmente na revista Charlie Mensuel ( 1969 – 1986), mas é como co-fundador da revista “Charlie – Hebdo”, que conhece a sua primeira edição em 23 de Novembro de 1970, legitima herdeira do semanário Hara-Kiri, que se tornará famoso e conhecido como expoente máximo do cartoon e da BD francesa.

Wolinski será co-autor da Banda Desenhada Paullette, desenhada por George Pichard.

Publicou uma imensidão de títulos que marcaram o cartoon e a Banda Desenhada francesas e colaborou em quase toda a imprensa de referência francesa.

Recebeu o grande prémio do Festival de BD de Angoulême  em 2005 e presidiu ao Porto Cartoon na década de 80 do século passado.














JEAN CABUT (“Cabu”)
(13/1/1938 – 7/1/2015)

Começou a publicar, desde 1953, em vários órgãos regionais da imprensa francesa os seus primeiros cartoons.

Mas foi a sua colaboração no Hara-Kiri e na histórica revista Pilote que o tornou conhecido.
Para o Hara-Kiri criou duas séries marcantes de irreverência: Catherine (1970) e Madame Pompidou (1971). Esta série provocou alguns problemas com o poder político  e com a censura em França.

Na revista Pilote foi autor de outra série famosa . Le Grande Duduche.

Ganhou vários prémio como cartoonista e autor de BD e foi co-fundador do Charlie-Hebdo, juntamente com Wolinski. Foi considerado, juntamente com este último e com o já falecido Reiser, um dos três melhores cartoonistas de sempre do século XX em França.




















Stephen Charbounier (“CHARB”)
(21/8/1967 – 7/1/2015)



Era o actual director do Charlie Hebdo e uma das promessas do cartoonismo francês.

Próximo do Partido Comunista Francês,  “Charb” colaborou noutras grandes revistas de BD francesas, como L’Echo des Savanes e Fluide Glacial.

Era autor da série Maurice e Patapon.
























Bernard Verlhace (“TIGNOUS”) (1957 – 2015) e Phillipe HONORÉ


Estes dois cartoonistas foram igualmente vítimas dos terroristas. A morte de Honoré só foi confirmada no final da tarde de ontem

TIGNOUS





















HONORÉ





Sem comentários:

Enviar um comentário