segunda-feira, 23 de março de 2015

Corttinelli Telmo, pioneiro da BD portuguesa, com exposição biográfica no Padrão dos Descobeimentos


Está a decorrer até 6 de Abril , no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, uma exposição dedicada à vida e obra de Corttinelli Telmo (mais informações  AQUI e uma pequena biografia de Corttinelli Telmo  AQUI.Outros dados biográficos AQUI).

José Ângelo Corttinelli Telmo ficou mais conhecido como cineasta (foi o realizador de A Canção de Lisboa em 1935) e com o mais conhecido arquitecto do Estado Novo ( foi o responsável pela arquitectura da Exposição do Mundo Português em 1940, da qual resultou o próprio Padrão dos Descobrimentos).

Menos conhecida, a não ser pelos que se interessam pelo tema, foi o seu papel como pioneiro da Banda Desenhada portuguesa.

Nascido em Lisboa em 13 de Novembro de 1897, apenas com 12 anos ficou em terceiro lugar num concurso infantil de caricatura organizado pelo suplemento humorístico do jornal "O Século".

Em 1920 começa a editar na revista ilustrada ABC aquela que é considerada a terceira série de banda desenhada portuguesa, "As Aventuras Extraordinárias do Pirilau que vendia Balões". ( as duas primeiras foram O Gafanhoto (1903-1910) de Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro, filho de Rafael, e "O Quim e o Manecas" ( 1915-1918) de Stuart de Carvalhais). 

(a primeira série de BD Portuguesa de Manuel Bordalo Pinheiro)


(a segunda série de BD portuguesa de Stuart de Carvalhais)



(a série criada por Corttinelli Telmo, a terceira série da BD portuguesa, com a capa de uma edição d homenagem)

Dessa ligação à revista ABC nasceria uma das primeiras revistas de Banda Desenhada da Europa, o ABCzinho, fundada em 15 de Outubro de 1921. Corttinelli Telmo dirigiu a revista até ao seu nº 201 da 2ª série, editado em 11 de Novembro de 1929. A revista acabou a sua publicação em 26 de Setembro de 1932.

Continuou a publicar cartoon´s e caricaturas em vários jornais e revistas portuguesas (Diário de Lisboa, Ilustração Portuguesa, Notícias ilustrado...)  até à sua morte acidental em 18 de Setembro de 1948, no mar de Cascais.

A exposição no Padrão dos Descobrimentos pode ser assim uma oportunidade para recordar este pioneiro da BD portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário