quinta-feira, 21 de maio de 2015

Bruxelas, capital da BD : "Com mil raios e trovões! Estes belgas são loucos por banda desenhada"


Vasco Gandra é o responsável por uma interessante reportagem sobre a relação da cidade de Bruxelas e a Banda Desenhada, publicada no jornal on-line Observador e que pode ser lida em baixo: 


A propósito recordamos uma visita que efectuámos ao Centro Belga de BD em Bruxelas em 2011:

"O Centro Belga de Banda Desenhada é um lugar de visita obrigatória a quem se desloque a Bruxelas.

Instalado numa antiga fábrica, um edifício ao estilo Arte Nova da autoria de Victor Horta, esse museu reúne várias exposições temáticas, umas permanentes,outras rotativas e outras temporárias, sobre a história da Banda Desenhada belga.

Um espaço permanente mostra a evolução dos principais heróis da BD criados à volta, entre outras,  das revistas “Tintin” e “Spirou”, esta última ainda em publicação.

O espaço Saint-Roche divulga rotativamente 200, das 7mil pranchas originais existente em arquivo nesse centro.

Para quem, como eu, cresceu nos anos 60 e 70 à volta da leitura da BD franco-belga, é sempre emocionante encontrar as pranchas originais de aventuras lidas há muitos anos.

Existe ainda uma secção dedicada às várias fases de produção de uma BD, desde o esboço original, entre eles um esboço, amarrotado, para a criação dos Schtroumpfs ( e não Smurfs, como agora se diz…), e a publicação final.

Na semana em que lá estivemos  estava uma exposição temporária das fotografias de Daniel Fouss que, entre 1989, ano da fundação do Centro,  e 2009, acompanhou vários dos momentos da vida daquele espaço.

Aconselhamos ainda uma visita à loja do centro e à sua livraria, recheada por milhares de álbuns de BD.

Aí descobri um curioso e volumoso livro onde estão catalogadas todas as edições em álbum de BD, desde o inicio, e o seu valor para coleccionadores, do género daqueles catálogos que por cá existem para os selos e as moedas.

Aliás, toda a cidade de Bruxelas “respira” banda desenhada, desde os gigantescos murais nas fachadas de alguns prédios, que reproduzem e recordam alguns dos mais famosos heróis de BD, às lojas imensas, exclusivamente dedicadas à 9ª arte, até aos alfarrabistas e lojas de coleccionismo onde a BD ocupa um espaço de destaque".


Podem ver reportagem fotográfica AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário