segunda-feira, 9 de novembro de 2015

o AMADORABD de 2105 acabou, viva o AMADORABD de 2016!


Encerrou ontem mais uma edição do AmadoraBD, este ano dedicado aos mundo infantil na BD, a propósito do centenário da série Quim e Manecas  de Stuart de Carvalhais.

Aqui divulgamos uma reportagem fotográfica da visita que efectuámos no passsado Sábado à exposição principal desse evento.

Começando pelo piso 0 do Fórum Luís de Camões:


Aqui encontrámos uma retrospectiva sobre a criança na BD, onde não faltaram originais de Yellow Kid (de 1896), Hergé ou Litle Nemo in Slunberland (1905), entre outros:






Mas neste piso e exposição principal foi aquele dedicado a três séries  das séries mais icónicas onde a criança é o principal herói: os Peanuts, a Mafalda e Calvin & Hobbes, também com a exposição de tiras originais:













 Seguindo-se alguns dos exemplos actuais onde a infância tem papel central.

Ainda neste piso, a exposição dedicada a Pedro Massano e à sua obra premiada no ano passado "A Batalha, 14 de Agosto de 1385":




Encerrando este piso com a  exposição sobre papel da Fundação Casa Grande, um inovador projecto educativo do Brasil, onde a BD tem um papel relevante.
 No centro o lugar da feira do livro e dos autógrafos.

Aí encontrámos a dupla Louro (em baixo) e Simões, que nos autografou o exemplar do álbum de Jim del Monaco, "O Cemitério do Elefantes", que marca o regresso da série:



Também lá estava João Amaral . Infelizmente não trazia comigo a sua obra, que já li, e á qual me referi AQUI, "A Viagemdo Elefante", baseada na obra de Saramago.

Aproveitámos ainda para pedir um autógrafo a Miguel Montenegro, autor dos "Psicopatos".


Descemos depois ao piso -1, com exposições dedicadas a "O Pugilista" de Reinard Kleist, ao vencedor do melhor album do ano passado "Zona de Desconforto", aos trabalhos dos vários concursos organizados pelo AmadoraBD, onde se mostra que a Banda Desenhada Portuguesa tem futuro entre muitos jovens e prometedores autores, o espaço dedicado aos 30 anos da "Tertúlia da BD", a Vera Tavares e à série "Láa Perddida no paraíso", ao regressado Jim del Mónaco, a Tony Sandoval, ao "Presépio" de Álvaro, a Hawk de André Oliveira e ao ano editorial:















Agora que terminou a edição de 2015...ficamos com "saudades" da edição de 2016..

Sem comentários:

Enviar um comentário