terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Banda desenhada portuguesa é tema de publicação antológica na Letónia (revista Kush! nº 20).

(Capa do nº 20 da revista da Letónia Kush! , da autoria de Daniel Lima, dedicada a Portugal e aos seus jovens autores) 

 (Armanda Baeza)
(Bruno Borges)
(Cátia Serrão)
(Daniel Lima)
(Francisco Sousa)
(Marta Monteiro)
(Pedro Burgos)
(João Fazenda)








O nº20  da revista de Banda Desenhada da Letónia Kush! (clicar para visitar) , editada em 19 de Fevereiro, é totalmente dedicado à BD Portuguesa.

Este número, sob a designação genérica de "Desassossego" inclui 167 páginas com trabalhos de Amanda Baeza, André Lemos, André Pereira, Bruno Borges, Cátia Serrão, Daniel Lima, Daniel Lopes, Filipe Abranches, Francisco Sousa Lobo, Joana Estrela, João Fazenda, Marta Monteiro, Milena Baeza, Paulo Monteiro, Pedro Burgos, Rafael Gouveia e Tiago Manuel.

A capa deste número é da autoria Daniel Lima.

A revista inclui ainda uma fotonovela de Tiago Casanova e um estudo de Marco Farrajota sobre a história e actualidade da BD portuguesa.

Este número temático teve o apoio da Direcção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas.
Em baixo incluimos as capas das outras 19 edições daquela revista, já premiada em festivais como od e Angoulême.















segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os Cartoonistas - Soldados de Infantaria da Democracia - um documentário sobre o mundo dos cartoonistas:CARICATURISTES, Fantassins de la démocratie - Bande-annonce


"CARICATURISTES, Fantassins de la démocratie" é um documentário, da autoria de Stéphane Valloate sobre a vida de 12 cartoonistas que enfrentam dificuldades em várias partes do mundo para exercerem livremente a sua profissão. 

O filme foi estreado recentemente em Lisboa, no cinema Ideal. Em baixo podem ver o trailler desse filme:

Os Cartoonistas - Soldados de Infantaria da Democracia - um documentário sobre o mundo dos cartoonistas:

Foi estreado na sala lisboeta do Cinema Ideal um documentário premiado em Cannes em 2014 sobre a vida de 12 cartoonistas, trabalhando em países onde a situação da liberdade é difícil:

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Acaba de sair a 19ª edição da revista "O Barrete", a revista não oficial do carnaval de Torres

Acaba de ser publicada a 19ª edição da revista “O Barrete”, a “outra” revista do carnaval de Torres.

Foi em 1996 se surgiu a primeira edição daquela revista independente do Carnaval de Torres Vedras, com alternativa à revista oficial e na sequência de um acto de censura sobre um carro de Carnaval num dos anos anteriores, da autoria da Associação de Defesa do Património e do Espeleo Clube de Torres Vedras e financiada pela RadioOeste.

Coube a estas duas associações o lançamento dessa revista, com uma tiragem de mil exemplares, impressa na Sogratol, uma revista de humor  com textos, banda desenhada e cartoon´s da autoria de vários autores locais que foram passando, com maior ou menor regularidade, pelas páginas dessa revista.

Foram fundadores Antero Valério, Daniel Abreu, José Afonso Torres, Jorge Delmar, José Eduardo Santos, Jorge Humberto Nogueira, José Pedro Sobreiro, Luís Fortes e Valdemar Neves, aos quais se deve juntar o trabalho do Carlos Ferreira, não referido nessa primeira edição, mas que é até hoje um dos principais responsáveis pelo trabalho de sapa que está por detrás da construção de um projecto com este.

Aos fundadores foram-se juntando outros autores, ao mesmo tempo que alguns dos fundadores íam ficando pelo caminho.

Na edição deste ano de 2015 mantêm-se o Antero Valério, o Carlos Ferreira, o Jorge Delmar, o José Eduardo Santos e o José Pedro Sobreiro.

Joaquim Moedas Duarte (desde 2004), Joaquim Ribeiro (desde 2013), Luís Fili Rodrigues (desde 2005), Manuela Catarino (desde 2009) e Sérgio Tovar ( desde 2004) completam a equipa desta última edição.

A revista não foi publicada em 2001 e, em 2010, passou a ser patrocinada pela Promotorres. Desde 2011 é editada apenas pela Associação do Património.

Para além dos nomes citados foram muitos os autores que passaram pelas suas páginas, com destaque para João Sarzedas (2006-2013),  Jaime Umbelino (1997-1999) ou José Almendro (1998-2007).

Colaboraram ainda, irregularmente, por vezes apenas numa ou duas edições,  a Ana Palma, o Carlos Bartolomeu, o Jordão Pereira, o Jorge Ralha, o João Camilo, o Vitor Alexandre, o Carlos Carneiro, o José Sanina, o Marcos Ferreira, o Venerando António, o Nuno  Raimundo, o Fernando Miguel, o Rui Matoso e o Tiago Ferreira.

Aqui deixamos a reprodução das capas das 19 edições dessa revista: