quinta-feira, 8 de setembro de 2016

"Afirma Pereira", romance de António Tabucchi, adaptado à Banda Desenhada por Pierre-Henry Gomont.

Foi ontem editado em França o albúm de BD "Pereira Prétend", da autoria de Pierre-Henry Gomont, uma adaptação do romance de António Tabucchi (Vecchiano, 24 de Setembro de 1943-Lisboa, 25 de Março de 2012) com o mesmo nome, editado em 1994.
 
 
Pierre-Henry Gomont nasceu em Paris em 1978 e, antes de se dedicar por inteiro à BD, doutorou-se em Sociologia, fez assessoria e deu aulas de desenho, tendo publicado o seu primeiro albúm em 2011, intitulado "Kihkenes".
 
 
 
"Pereira Prétend", editado pelas "Éditions Sarbace" é o seu 7º albúm.
 
Recorde-se que, já antes, aquela obra foi adaptada ao cinema, com o mesmo título do livro, pelo realizador italiano Roberto Faenzo,em 1996, filme que contou com a presença de actores como Marcelo Mastroiani, no papel do próprio "Pereira", ou como Joaquim de Almeida, Teresa Madruga, Nicolau Brayner e Mário Viegas, entre outros.
 
 
"Afirma Pereira" conta-nos a história de um jornalista solitário, que nos narra a sua vida durante o verão de 1938, numa época marcada pela afirmação do salazarismo, no auge do fascismo italiano, e pela Guerra Civil de Espanha.
 
A adaptação agora em BD resultou num álbum de 160 páginas, magnificamente ilustrado por Gomont, onde o autor recriou o ambiente de Lisboa nessa época, explicando, em entrevista dada à revista dBD deste mês, que não pretendeu a fidelidade absoluta nessa recriação, antes pretendendo ser fiel "às atmosferas e sensações" e, sobretudo "à ambiência".
 
A editora "Éditions Sarbace" divulgou publicamente as primeiras vinte e uma páginas desse álbum no seu site, as quais reproduzimos em baixo:
 




















Sem comentários:

Enviar um comentário