quinta-feira, 6 de junho de 2019

O DIA D e a Banda Desenhada

A Segunda Guerra Mundial serviu de inspiração a muitos romances, filmes e a muitos autores de Banda Desenhada.

No caso de um episódio concreto, o desembarque na Normandia, sobre o qual passam hoje 75 anos, encontramos vários exemplos de adaptação à BD.

Numa pequena e apressada investigação, conseguimos encontrar alguns exemplos concretos em que esse episódio foi tema da várias publicações e homenagem que usaram a Banda Desenhada como mei de expressão.

Em 1964, por exemplo, o próprio Dia D deu título a uma revista de comic book norte-americana, que contou com a colaboração de um grande leque de argumentistas e desenhadores , como Dick Girodano,   Wally Wood, San Glazman, Willy Franz, Bill Montes, entre muitos outros.

Intitulava-se "D-Day", e aqui reproduzimos algumas das suas capas:





Recorde-se também o caso de Charles Schultz, criador dos célebres Peanuts que, numa série de pequenas tiras, resolveu homenagear os heróis desse dia 6 de Junho de 1944:




Recentemente a Zenith Press editou uma novela gráfica, da autoria de Wayne Vansant, onde, em 104 páginas se evoca esse dia, intitulada "Normandy: A graphic History  of D-Day, the allied invasion of Hitler's Fortress Europe":




Uma das obras mais originais desse acontecimento, registada em Banda Desenhada, foi editada em 2014,  e recorda a acção do fotógrafo Robert Capa nesse dia.

Combinando a fotografia com a Banda Desenhada, essa obra, intitulada "Omaha Bech D-Day", iniciou uma colecção de albuns que aliavam BD e forografia para recordar a acção de vários fotógrafos na Segunda Guerra.

Contando com a colaboarção da Magnum, a agência fundada por capa, esse album teve o argumento de Jean-David Morvan e Sèverin Tréfouell e desenho de Dominique Bertrand:










Recorde-se ainda a obra recentemente editada pela DC Comics, neste ano de 2019, intitulada "Operation Overland - Saint Mér Egles", da autoria de Davide Fabbri:



A terminar esta breve evocação da temática relacionada com o dia D na Banda Desenhada, aqui deixamos um exemplo mais original e filosófico sobre o tema, da autoria de Yanni, datada de 2018:








Sem comentários:

Enviar um comentário