quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Uma Visita ao Amadora BD

A 30ª edição do Amadora BD, Festival Internacional de Banda Desenhada, encerra já no próximo Domingo dia 3 de Novembro.

Aqui deixamos uma breve visita fotográfica à edição deste ano:

Começando pelo PISO 0, aqui encontramos uma exposição dos cartazes produzidos ao longo de 30 anos de história do certame, podendo também percorrer a feira do livro de Banda Desenhada onde estão presentes quase todas as editoras que, em Portugal se dedicam à divulgação da 9ª arte.




Neste piso também podem ser visitadas duas das exposições principais da edição deste ano.

A primeira é dedicada a Stan Lee, recentemente falecido, e um dos grandes argumentistas e criadores do mundo Marvel, que esteve por detrás do êxito de séries como o Capitão-América, Hulk ou o Homem Aranha, heróis humanizados, características que muito contribuiu para o êxito dessa série.









Ainda no mesmo piso podemos percorrer uma retrospectiva dedicada ao autor lisboeta Jorge Coelho, autor que começou nos fanzines e hoje colabora com a Marvel.







A maior parte das exposições encontram-se no PISO -1, aproveitando o espaço de um estacionamento subterrêneo, o que cria um ambiente muito próprio para as exposições organizadas por salas montada para a ocasião.


Percorrendo-as a partir da direita, logo aí encontramos uma das exposições mais importantes deste ano, a que é dedicada ao 80º aniversário da série Batman, criada por Bob Kane e Bill Finger.
A exposição reproduz o ambiente e os lugares icónicos da série, como o "beco do crime". as "ruas de Gothen", a "Mansão Wayne", os "Telhados de Gothen" e o "Asilo de Arkan", este último uma instituição nos arredores de Gothen imaginado por Dennis O'Neil e Irv Novick em 1974 como lugar onde se albergam os principais vilões de Batman e da DC Comics.













Seguimos depois para a sala dedicada a Vasco Granja, recordado este ano, evocando o 10º aniversário do desaparecimento desse grande divulgador da Banda Desenhada e do Cinema de Animação, tendo por base o seu espólio que está na posse da família. A exposição divide-se em 3 núcleos: "Vida", "Embaixador da BD em Portugal" e "Revista TinTin". Aí podemos ver pranchas e desenhos originais dos mais famosos autores da BD, oferecidos ao autor.
























Segue-se uma exposição dedicada à série XIII, criada em 1984 por Jean Van Hamme.





Continuamos pela sala dedicada à obra "Dampyr encontra Fernando Pessoa", uma aventura fantástica escrita por Mauro Baselli e ilustrada por Michel Cropera, que tem o poeta português como protagonista.




Prosseguimos com o espaço dedicado à série de humor brasileira Edibar, de Luci Oliveira, um anti-herói, "barrigudo, careca, amoral e cara de pau".










Andrómeda do português Zé Burnay ocupa a sala seguinte.





Segue-se a homenagem a Geraldes Lino, falecido em Fevereiro, outro grande divulgador da Banda Desenhada, digno sucessor de Vasco Granja, aqui recordado pelos seus amigos através de várias pranchas, caricaturas elaboradas por ocasião da realização das célebres Tertúlias BD por ele organizadas, e que reuniam autores e fans da 9ª arte.











A exposição "Mundo Esquecido" recria o ambiente congolês criado por Duarte e Henrique Gandum. 





"Comix Sreet Journal" é tema de outra exposição. Aqui se revela uma publicação de tipo underground que é um manifesto pessoal em forma de jornal, da autoria de Chanic (Nicolas Chalupa) que distribui cada número dessa publicação gratuitamente, em papelarias e quiosques e noutros espaços de venda ao público.
Um projecto em formato A3, a preto e branco, em papel reciclado, reflectindo sobre temas da sociedade actual, criticando a sociedade de consumo. Em cada número participa um artista convidado pelo autor.







"A Assembleia das Mulheres" apresenta-nos a primeira obra de fôlego de Zé Nunes Fragoso, uma sátira política passada na Grécia Antiga.




A exposição "És um amigo ou um Fã" apresenta a obra colectiva de Xavier Almeida, com Santa Camarão, baseada nos diários de um pugilista português quase esquecido, Tiago Baptista, com "Berlim, Cidade sem sombras", baseada numa residência do artista naquela cidade, e Mariana Pita, com o seu trabalho  "Lá fora com os fofinhos", divulgado em fanzines e na internet.













Não falta a exibição de várias obras do Concurso Nacional de BD anualmente realizado pelo certame e onde se revelam os mais jovens autores de Banda Desenhada.








Uma outra exposição, "Grande", revela uma proposta de realização de uma BD destinada a crianças que ainda não sabem ler, uma iniciativa da editora "Polvo", um trabalho do brasileiro André Ducci.





Também podemos visitar um espaço dedicado ao novo título da colecção "Imagens que contam", um espaço de liberdade para ilustradores, neste caso a obra "Sonhos" da ilustradora Susana Monteiro.







Ainda há tempo para visitar uma das salas mais curiosas, do ponto de vista expositivo, dedicado  a "Um Capuchinho Vermelho" de Marjolaime Leroy,  uma versão irreverente do célebre conto.










Acabámos a nossa visita percorrendo o espaço dedicado ao projecto "ComEdu-Banda Desenhada como ferramenta educativa", exposição que resultou de um 1º encontro internacional realizado em Riga, na Letónia, onde se reuniram 20 artistas e educadores oriundos desse país, de Portugal e da Estónia. Ao longo de uma semana criaram várias BD sobre temas da actualidade tendo por objectivo a sua utilização como complemento na educação não formal.






Como vêm, são muitos os motivos de interesse para visitar o Forum Camões na Amadora até ao próximo Domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário