segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Jim Del Monaco volta à banda desenhada portuguesa

Vai ser hoje lançado um novo álbum da série "Jim Del Mónaco", uma das mais bem sucedidas séries de Banda Desenhada Portuguesa.

A série foi criada por Luís Louro e Tozé Simões em Outubro de 1985 no saudoso suplemento "Tablóide" do já extinto Diário Popular, série inspirada na personagem da BD norte-americana Jungle Jim, dos anos 30, e que usa a técnica da famosa "linha-clara" franco-belga.


Desde 1993 que não era editado um novo álbum da série.

Segundo notícia publicada na edição on-line do Jornal de Notícias, de 30 de Setembro último, "O cemitério dos elefantes" "é editado(...) pela Edições Asa e recupera a personagem Jim Del Monaco, um improvável herói português de um "coloniamismo de pantufas", em aventuras numa África imaginária".

Ainda de acordo com essa notícia, o "primeiro álbum de banda desenhada, intitulado apenas "Jim Del Monaco", sairia em 1986 e a série prolongou-se até 1993, com histórias marcadas pelo humor e que, em registo de paródia, incluíam múltiplas referências literárias e cinematográficas.



""O cemitério dos elefantes" integra quatro histórias protagonizadas por Jim Del Monaco, Gina e Tião, novamente em expedições mirabulantes, envolvidos em enredos com tribos de mulheres amazonas, espíritos maléficos e zombies com um voraz apetite sexual.

"O livro apresenta ainda fotografias dos autores, feitas em sessões fotográficas nos anos 1980 e 1990 a propósito dos álbuns anteriores, e um prefácio do escritor Rui Zink, que enaltece o regresso de Jim Del Monaco, "um herói tão pomposo quão vazio".



"A edição recorda ainda as capas de todos os volumes já editados e inclui uma entrevista a Luís Louro e Tozé Simões.

"O que procurámos agora foi desenvolver uma linha temática a partir da exploração de três ou quatro grandes mitos africanos, mas dando a nossa própria explicação. Isso não é diferente do que fazíamos naquela altura - meter personagens descontextualizadas, dar explicações que ninguém estava à espera, etc. O fio condutor existe e o desenho está mais apurado", afirma Tozé Simões nessa entrevista.

"Além dos sete álbuns da série "Jim Del Monaco", Luís Louro e Tozé Simões, que celebram ambos este ano 50 anos, também fizeram a série "Roques & Folque".

"Depois disso, o argumentista dedicou-se à banca e gestão de empresas e Luís Louro manteve-se na banda desenhada com mais alguns títulos editados, como "O corvo" e "Cogito ergo sun", estendendo o trabalho às áreas da fotografia e ilustração".

"O cemitério dos elefantes" será oficialmente lançado nesta tarde de  12 de outubro, na FNAC Chiado, em Lisboa, pelas 18.30.


Sem comentários:

Enviar um comentário