segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Faleceu Ted Benoît, criador de Ray Banana

Faleceu de AVC, na passada 6ª feira, Ted Benoît, autor da série de culto "Ray Banana" e cultor da chamada "Linha Clara".
 
Ted Benoît, pseudónimeo de Thierry Benoît, nasceu e Niort, em França, em 25 de Julho de 1947 e iniciou a sua carreira como assistente de realização na televisão.
 
O cinema foi uma das suas grandes paixões, principalmente o chamado "cinema negro", paixão que muito se reflectiu nos ambientes das suas obras.
 
Iniciou-se no mundo da BD na revista "Actuel" e na revista underground Géranonymo, colaborando igualmente no jornal Liberation, mas foi a sua colaboração na revista L`Écho des Savannes, a partir de 1975, que o tornaram conhecido.
 
Nesta última publicação foi responsável por "Hôpital", série premiada em Angoulême em 1976.
 
Benoît foi uma dos mais entusiastas cultores da chamada "linha clara", crida por Hergé e E.P.Jacobs, intitulando uma obra editada em 1981, em homenagem ao criador de Tintin, onde reagrupou alguns dos seus trabalhos, de "Vers La Ligne Claire".
 
A sua personagem mais famosa foi "Ray Banana", surgida nas páginas do "´L'Echo des Savannes" em 1977 e que conheceu posteriormente publicação nas páginas de (À Suivre) em 1980.
 
 


 
Foi nesta mítica revista dos anos 80 que Benoît continuou a sua colaboração, com "Cité Lumiére" e "L'homme que ne transpirait pas".
 
Benoît teve igualmente uma interessante carreira como ilustrador publicitário, cujos trabalhos de ilustração foram reunidos em "La Peau du Léopard", obra editada em 1985. Nesta área foi responsável por uma série de desenhos para a marca irlandesa de whisky Jamson.
 
 
Mais recentemente Benoît foi  escolhido para iniciar a continuidade da série Blake e Mortimer, após o falecimento de E.P.Jacobs em 1987.
 
Foi assim responsável por dois dos três primeiros títulos da série pós-Jacobs, "O Caso Francis Blake", em 1995, e "O Estranho Encontro", em 2001, ambos com argumento de Jean Van Hamme.
 
 
 
Ted Benoît ficará na história da BD como um dos mais competentes seguidores e divulgadores da chama "linha clara" (ver mais informações AQUI).
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário