segunda-feira, 1 de julho de 2019

Recordar Mordillo (1932-2019)



Faleceu no passado Sábado Guillermo Mordillo, com 86 anos.

Nascido na Argentina, em Buenos Aires, em 4 de Agosto de 1932, era filho de emigrantes espanhóis.

Passou parte da sua infância a “devorar” os filmes de Chaplin, Buter Keaton e de Walt Disney, experimentando e realizando o seu primeiro desenho animado apenas com 12 anos.

Aos 13 anos publicou a sua primeira Banda Desenhada nas páginas de  um jornal escolar por si dirigido, onde publicou as suas primeiras ilustrações, muito influenciadas por aqueles cineastas, intitulando essa primeiras série de “Pascacio, o vagabundo”.

Obtém com 16 anos o seu diploma de Ilustrador por uma escola argentina de jornalismo.

Aos 18 anos começou a ilustrar livros infantis e em 1952 realizou os seus primeiros desenhos animados para o cinema, ao mesmo tempo que trabalhava em publicidade.


Em 1952 foi co-fundador dos Gales Studios, dedicados à produção de cinema de animação, ao mesmo tempo que iniciava a publicação regular de “stips” em publicações locais.

Foi viver para Lima, no Perú, para dirigir uma agência de publicidade , aí vivendo entre 1955 e 1960, onde, em paralelo com aquela actividade, desenhou cartoon’s e pranchas de Banda Desenhada no estilo que o imortalizou.

Parte para Nova Iorque em 1960, para trabalhar na animação das séries Popey e Litle Lulu, nos estúdios da Paramount Pictures.

Três anos depois estabelece-se em Paris, iniciando a sua colaboração no Paris Match, na Elle e, na Lui e no PIf-Gadget, assim como na revista alemã Stern. Em 1974 realiza uma série de desenhos animados para a televisão francesa, e dois anos depois cria uma nova série de animação em estúdios alemães.




Os seus cartoon’s e as suas pranchas de BD, povoadas pelos seus característicos bonecos de formas arredondadas e caricaturas de animais, visando as mais diversas temáticas, em principal os seus desportos favoritos, o futebol e o golf, foram publicadas em dezenas de países.




Casa-se em Paris, em 1969, com Amparo Camarasa, de quem tem dois filhos, Sebastian Jerome (1970) e Cecile Isabelle (1972), adoptando ainda Félix e Victoria.

Instalou-se em Maiorca, nas Baleares espanholas, em 1980, continuando a produzir as suas célebres ilustrações e  trabalhar no cinema de animação, regressando a Paris em 1998.

Falecido Sábado, 29 de Junho, aos 86 anos, Mordillo publicou mais de 40 albuns e 2 mil cartoon´s entre 1972 e 2012 e continuava a trabalhar no cinema de animação, nos estúdios por si criados, sedeados em Maiorca, em Buenos Aires e no Mónaco, residindo actualmente em Maiorca, onde faleceu.








Sem comentários:

Enviar um comentário