terça-feira, 22 de outubro de 2019

Vai começar a 30ª Edição do Amadora BD



A 30ª edição do AmadoraBD abre ao público na próxima 5ª feira 24 de Outubro, no Fórum Luís de Camões daquela cidade.

São muitos os motivos de interesse de mais uma edição do mais importante certame de Banda Desenhada que se realiza em Portugal.

Para além de uma exposição retrospectiva dos 30 anos que o festival tem de vida, com a exibição dos cartazes e outros artefactos que fizeram a sua história, contando com a colaboração de Joana Vasconcelos na montagem do certame, não faltam as mais variadas propostas.

Entre elas uma original exposição da porcelana da colecção Je Kraak, "Mare Calusum", numa colaboração entre a Fábrica de Porcelana Vista Alegre, que comemora o seu 195º aniversário, com a Banda Desenhada de Penim Loureiro, que concebeu uma peça inédita e original em cerâmica.

Nessa peça, aquele autor criou uma narrativa de Banda Desenhada em espiral, sendo apresentado na exposição todo o processo criativo para a elaboração da peça, como os estudos e esquiços preliminares.

Outro espaço importante é o dedicado a Vasco Granja, recordado dez anos depois do seu falecimento, recordando a importância desse importante divulgador de Banda Desenhada e do Cinema de Animação, tendo por base o seu espólio pessoal na posse da família. A exposição que lhe é dedicada está dividida em três núcleos: “Vida”; “embaixador da BD portuguesa” e “Revista TinTin”. Nela incluem-se várias pranchas e desenhos originais que foram oferecidos a Vasco Granja por autores com Hergé, E.P. Jacobs, Hugo Pratt, Morris, Will Eisner e tantos outros.

Geraldes Lino, é outra das figuras fundamentais na divulgação da BD portuguesa que será homenageada nesta edição.

O mundo da Banda Desenhada norte-americana vai estar igualmente em grande destaque com duas exposições, uma de homenagem ao grande argumentista da Marvel, Stan Lee, recentemente falecido, e outra ao 80º aniversário da série Batman.


Destaque ainda para a presença de vários autores, com destaque para autores espanhóis e portugueses, para a habitual feira do livro de BD, sessões de autógrafos, além da secção dedicada aos jovens autores portugueses, concorrentes ao tradicional concurso organizado pelo Festival, para além da distribuição de prémios de consagração atribuídos anualmente.

Tudo motivos para não perder esta renovada edição do Amadora BD, a primeira dirigida por Lígia Macedo, depois da demissão de Nélson Dona que a dirigiu nas duas últimas décadas.

De 24 de Outubro a 3 de Novembro, com bilhetes a 3 euros. Mais informações AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário