terça-feira, 21 de março de 2023

LOURI BD – 1º Festival de BD da Lourinhã.


Conforme tínhamos anunciado, decorreu durante a passada semana, entre 11 e 19 de Março, o 1º Festival de BD da Lourinhã.

O tema principal deste festival foi o 10º aniversário da editora “Escorpião Azul”, uma editora sediada na Lourinhã mas que é já uma marca prestigiada na edição de Banda Desenhada.

Uma editora que corre riscos, editando autores portugueses, muitos em inicio de carreira, outros pouco conhecidos, poucos a fazer da 9ª arte uma profissão, ou editando autores estrangeiros geralmente pouco conhecidos, mas talentosos e criativos.

Durante a semana realizaram-se vários Workshops com vários autores convidados, debates, lançamento de livros, sessões de autógrafos e exposições.

Uma iniciativa que teve bastante impacto foi a dos concertos ilustrados.

No que respeita às exposições, estas tiveram por base a divulgação de originais e de métodos de trabalho dos principais autores editados pela “Escorpião Azul”, mas também apresentar trabalhos elaborados nas escolas da região.

Em relação aos debates, tivemos oportunidade a assistir aos que se realizaram no último dia, moderados por Rui Alves de Sousa, jornalista que mantém na Antena 1 uma rara rubrica radiofónica dedicada à divulgação da Banda Desenhada, “Pranchas e Balões”.

No passado domingo tivemos oportunidade de visitar o espaço das exposição e assitir a alguna debates, o primeiro com Paulo J. Mendes autor, entre outras obras de “Elviro”, trabalho a que contamos voltar com algum destaque em próxima ocasião, o segundo com António Rocha, jovem autor de “Um Trovão no Caminho e outras histórias” e, finalmente e a encerrar, um debate com os responsáveis pela editora “Escorpião Azul”.

Dessa vivita divulgamos aqui algumas imagens que recolhemos durante essa nossa deslocação ao evento.

Para o ano há mais daquele que é o mais recente Festival Português de Banda Desenhada.




















DEBATE COM PAULO J.MENDES E O LIVRO "ELVIRO":





                                                  


DEBATE COM ANTÓNO ROCHA






                                                   

                                                   

DEBATE COM OS RESPONSÁVEIS PELA EDITORA "ESCORPIÃO AZUL"



                                        

                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário