quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Começa hoje a 44ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême.

A 44ª edição do Festival de BD de Angoulême, que tem hoje início e decorrerá até ao próximo dia 29, é este ano presidido por Hermann, vencedor dogrande prémio do ano passado.

(Hermann)
 
O festival acolhe centenas de autores de todo o mundo, e terá sessões, colóquios e muitas outras iniciativas que têm a Banda Desenhada por tema.

Durante o festival é possível visitar várias exposições temáticas, como a dedicada a Hermann, “Hermann, o naturalista da banda desenhada” onde podem ser vistas mais de 150 pranchas originais do desenhador das séries  Comanche, Bernard Prince, Jeremiha e Duke.

Mas existem outras exposições que vão despertar o interesse dos visitantes:

- “Le Monde de Gaston Lagaffe”, comemorando o 60º aniversário da célebre série humorística criada por Franquin;
- “Valerian, de la case à l´écran” (clicar para ver reportagem), com a exibição de pranchas originais da célebre série de ficção científica, e que incluirá a exibição de excertos do filme sobre a série que será estrado em breve;
- “Will Eisner, génie de la bande dessinée américane”, comemorando o centenário do nascimento de um dos mais conhecido autores do “comic” norte-americano; Eisner, recorde-se, deu o nome ao mais prestigiado prémio norte-americano de BD.
 

São ainda incluídas muitas outras exposições, que têm a Manga japonesa e a Marvel norte-america como temática, sendo ainda possível contactar com alguns dos mais prometedores autores da nova geração.

Entretanto já foi anunciado o autor premiado este ano e que presidirá ao Festival do próximo ano, o suiço Cosey ,nome artístico de Bernard Cosendai, de 66 anos e autor da série "Jonathan", iniciada em 1975 na revista Tintin (ver mais AQUiAQUI e AQUI).

 
Em competição está também o prémio para o melhor álbum do ano.
 
Este ano passam igualmente 40 anos sobre  o falecimento de"Goscinny", o argumentista da série Aatérix e o festival recordou também esse autor inaugurando ontem um obelisco na cidade de Angoulême, em homenagem a Goscinny e à série que ele criou.

 
Também o jornal Liberation homenageou na sua edição de hoje o Festival de Angoulême, numa edição totalmente ilustrada com cartoon´s e banda desenhada.
O programa detalhada pode ser consultado AQUI, no site oficial do Festival, o mais importante da Europa dedicado à 9ª arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário