terça-feira, 8 de outubro de 2024

Recordar Pierre Christian (1938-2024)


Faleceu no passado dia 3 de Outubro, com 86 anos,  Pierre Christian, argumentista de conhecidas séries de Banda Desenhada, como Valérian e Laureline, esta em parceria com Jean- Claude  Méziéres(1938-2022).

Christian tinha formação em ciência política, diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris em 1963 e foi professor de jornalismo na Universidade de Bordéus.

Foi a sua amizade de infância com Mézières que o levou para o mundo da Banda Desenhada, tendo ambos realizado na juventude uma viagem pelos Estados Unidos.

Pierre Christian, que também escreveu os seus primeiros argumentos com o pseudónimo de Linus, uma homenagem à série Peanuts que ele muito admirava, era músico de Jazz nas horas vagas e um entusiasta pelo cinema, admirador de Kubrick, Fellini, Buñuel, Orson Welles e principalmente de Fritz Langa, que muito o influenciou na criação dos ambientes da sua série  mais conhecida, a já referida Valérin e Laureline.

O seu amor pelo cinema foi reciproco por parte por alguns grandes cineatas, como George Lucas que se confessou influenciado pelos ambientes da série Valérian para a elaboração da Guerra das Estrelas. Também Luc Besson se confessou influenciado pelos ambientes criados por Christian para o filme “o 5ª Elemento” (1997), acabando mesmo por adaptar a série Valerian ao cinema, com “A Cidade do Mil Planetas” (2017).

Confessava que não era grande leitor de Banda Desenhada, excepto as obras de Franquin, Hergé e Edgar Pierre Jacobs, e apesar da influência da série Buck Rogers, criada em 1928 por Philip Nowlan nas séries de BD para as quais escreveu o argumento.

Um convite de René Goscinny para colaborar na revista Pilote desde o seu início, em 1967, mudou-lhe a vida, tendo escrito o seu argumento para uma série de BD, exactamente a mencionada Valérian e Laureline, desenhada pelo seu amigo Meziéres.

Inicialmente conhecida apenas pela personagem masculina, Valérian, a forma como fez de Laureline uma das mais fortes  personagens femininas na BD levou a que a série começasse a ser designada oficialmente pela dupla : “Valérian e Laureline”.

A partir de aí cruzaram-se com eles alguns do grandes nomes da BD, que a ele recorreram para argumentista das suas criações, como Jean Giraud, Jacues Tardi, François Boucq ou Annie Goetzinger, entre outros.

Destaca-se, contudo, a sua  colaboração com Enki Bilai em 1975, atingindo o seu ponto alto com o argumento de “A Falange da Ordem Negra” (1979).

A sua última criação foi o argumento para a série em três volumes “Léna”, de 2020, desenhada por Andrei Juillard.

Pierre Christian escreveu ainda sete romances.

O autor fez parte de uma geração de argumentistas que contribuíram para tirara a banda desenhada do seu ghetto infantojuvenil, ( Jean Michel Charlier, René Goscinny, Greg…)para a transformarem na arte prestigiada e adulta que é hoje.

Podem saber mais sobre Christian AQUI, AQUI, e AQUI .

Sem comentários:

Enviar um comentário