quarta-feira, 24 de setembro de 2014

BêDêZine - Somos um novo Blogue de Banda Desenhada e Cartoon´s

Oficialmente damos hoje inicio a um novo blogue dedicado à Banda Desenhada e ao Cartoon e à Ilustração Humorística.

A pouco e pouco vai sendo anexada a lista de colaboradores.

Conforme já tivemos ocasião de referir, este blogue surge na sequência de um encontro de antigos membros do fanzine Impulso, aos quais se juntaram outros amigos que vivem em Torres Vedras, amantes ou mesmo autores de Banda Desenhada e Cartoon´s, ligados a outros projectos como o jornal Áreas, o BêDêzine, o Barrete e o Aleph.

Para esta abertura inicial deste novo blogue, aqui reproduzimos a capa no número 0, e único, do fanzine BêDêZine, que esteve na origem do nome deste blogue.

O BêDêZine foi editado pela Cooperativa de Comunicação e Cultura em Novembro de 1985, na sequência da realização do 1º, e também único, Salão de Banda Desenhada de Torres Vedras.

Esse número foi organizado por mim, pelos irmãos Sarzedas e contou com a publicação de trabalhos originais da autoria de "Ruca" (Rui Cardoso, autor da Azambuja, ligado ao fanzine "Rumo", Humberto Leonardo, autor natural da Encarnação de Mafra e do torriense José de Sousa Bastos.

A capa desse número Zero foi da autoria do consagrado autor nacional Arlindo Fagundes (clicar no  nome para aceder à sua página pessoal) e contámos ainda com a colaboração de um histórico da BD nacional, o José Ruy, este com um texto sobre a condição de autor de BD em Portugal e um desenho original do capitão Batávias, personagem da sua obra "Porto Bomvento".

Estamos abertos a toda a colaboração relacionada com a temática do blogue, bastando para isso que nos deixem o vosso endereço nas mensagens.

Fica assim oficialmente "inaugurado" o BêDêZine.


Sem comentários:

Enviar um comentário