segunda-feira, 24 de abril de 2023

A Banda Desenhada e o Cartoon que se publicavam na imprensa nacional, no dia 25 de Abril


Para além de suplementos como o dominical do Primeiro de Janeiro, o "Quadrinhos" de A Capital, A Mosca do Diário de Lisboa, o "Pim-Pam-Pum" de O Século ou a "Nau Catrineta" do Diário de Notícias, a Banda Desenhada e o cartoon, lutando muitas vezes contra a censura,  ocupava um lugar destacado nas edições diárias da imprensa portuguesa.

Embora não tivessemos encontrado na nossa colecção a edição do Primeiro de Janeiro do dia 25 de Abril, temos connosco as edições de A Capital, do Diário de Lisboa, do Diário Popular, do Século Ilustrado, do Diário de Notícias, do Século. Também possuimos a edição do República, mas , que nesse dia, não publicou qualquer cartoon ou BD. A "normalidade" será reposta em 28 de Abril.Temos ainda dados sobre  a edição do Jornal de Notícias e do Comércio do Porto nos dias seguintes. Em relação ao Priemeiro de Janeiro, conseguimos reunir a banda desenhada e os cartoon's  que foram publicadas nas suas páginas, numa consulta que fizemos à Biblioteca Nacional.

Recordamos aqui, reproduzindo-as a partir da nossa colecção pessoal, do site da Hemeroteca de Lisboa, da consulta na BNL e do que encontrámos na internet, as tirinhas e, em menor número, as pranchas de BD e os cartoon´s que se publicaram nas páginas desses jornais nesse dia 25 de Abril ou nos dias seguintes  (clicar por cima das imagens para ver em formato maior):

A CAPITAL:










DIÁRIO POPULAR:





DIÁRIO DE LISBOA:


O SÉCULO ILUSTRADO:


DIÁRIO DE NOTÍCIAS:

O SÉCULO



JORNAL DE NOTÍCIAS
(edição de 26 de Abril)


O COMÉRCIO DO PORTO
(edição de 28 de Abril)

REPÚBLICA
(edição de 29 de Abril)



PRIMEIRO DE JANEIRO
(25 de Abril)






(foi publicada no dia 25, mas esta reprodução é da publicação no dia 28 de Abril)

(era publicado ao Sábado. Esta é a primeria da sérei publicada depois do 25 de Abril, no Sábado 27)

Páginas do primeiro Suplemento dominical do PJ, "Domingo", publicado depois de 25 de Abril, em 28 de Abril:


Sem comentários:

Enviar um comentário