quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Sábado, 14 de Outubro - EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 50 ANOS DA FANZINE IMPULS

                                                   

Vai ser inaugurada, no próximo Sábado 14 de outubro de 2023, pelas 17 horas, a EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 50 ANOS DA FANZINE IMPULSO, seguindo-se o lançamento da edição comemorativa do 50º aniversário do fanzine IMPULSO.

Esse evento vai decorrer na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, e a exposição estará patente ao público até 30 de Novembro.

O fanzine de banda desenhada Impulso nasceu em janeiro de 1973 e foi editado por alunos do Liceu Nacional de Torres Vedras.

Em janeiro passado completou-se 50 anos sobre o lançamento do nº 1 deste fanzine que veio a ser uns dos primeiros a ser editado em Portugal.

O movimento de fanzines de banda desenhada teve o seu início em Portugal nos inícios da década de 70 e beneficiou de algum abrandamento da censura, após o afastamento de Salazar em 1968, que se acentuou após a sua morte em 1970.

O grupo que esteve na origem da edição do “Impulso” tinha em comum, para além da amizade pessoal, escolar e de vizinhança, de longa data entre alguns dos seus membros, o gosto pela leitura de banda desenhada e o desejo de editar aquilo que, de forma por vezes muito naif, cada um ia fazendo. Alguns faziam revistas de banda desenhada à mão, de um exemplar único.

Do “Impulso” foram editados 5 números ao longo de 1973, feitos com a “revolucionária” tecnologia de então, o “stencil eletrónico”, existente no liceu para a feitura dos testes escolares.

A maioria dos elementos envolveu-se, posteriormente, na vida associativa e política, só voltariam, e pela última vez, a editar o “Impulso” em 1976.

Esta exposição pretende assinalar a passagem dos 50 anos sobre a primeira edição do fanzine, contar a história da existência deste projeto e homenagear todos aqueles que colaboraram no “Impulso”.

Organização: CLICANDO - Associação Cultural e Câmara Municipal de Torres Vedras

Conteúdos: Carlos Ferreira e Venerando Matos

Projeto e execução gráfica: Carlos Ferreira e Antero Valério

Arquivos pessoais: Carlos Ferreira e Venerando Matos.

Atividade Gratuita

1 comentário:

  1. Obrigado por compartilhar sua experiência e tornar o tópico tão acessível.

    ResponderEliminar