terça-feira, 6 de outubro de 2015

Bruno Prates, autor do "CaldasToon", uma série de "tirinhas" da "Gazeta das Caldas"



Por ocasião do número comemorativo do 90º aniversário do jornal “Gazeta das Caldas” ficámos a conhecer o trabalho do cartoonista caldense Bruno Prates.

Publicou o seu primeiro cartoon no Jornal “Região de Cister em 1997 e, a partir de Janeiro de 2015 começou a sua colaboração regular no “Gazeta das Caldas” com a série "CaldasToon", uma série onde aborda, não só a realidade de Caldas da Rainha, mas também a realidade nacional

Em Janeiro de 2015 publicou uma série de cartoon´s de homenagem aos cartoonistas assassinados no Charlie Hebdo (ver AQUI).

Da sua página do facebook retirámos a sua autobiografia:

"Bruno desde muito cedo, por influência do seu pai, copiava os desenhos do Zé Carioca e Tio Patinhas para um caderno.

"O gosto por representar coisas a partir do desenho, designadamente cartoons, levou-o a trocar, no ensino secundário, Agro-Pecuária pelas Artes e em 1999 entra no ensino Superior para a Licenciatura no curso de Professores do Ensino Básico Variante de Educação Visual e Tecnológica.

"Desde 2003 que exerce a profissão docente em algumas escolas do país (artes decorativas, tecnicas de pintura, educação tecnológica, evt, 1º ciclo, alfabetizaçao de adultos em estabelecimentos prisionais) ao mesmo tempo que desenha cartoon de imprensa para diversos jornais da região desde 1997 e dá formações de iniciação à BD e no desenvolvimento da criatividade através do desenho.

"Em Janeiro de 2013, devido à falta de colocação no ensino como consequência das austeras politicas governamentais, dinamiza a página DesenhosdoBruno e dá assim corpo aos diversos pedidos de ilustração personalizada.


 "A aceitação foi de tal maneira superada que Bruno decide Registar DesenhosdoBruno como Marca".

Aqui registamos uma pequena amostra do seu trabalho.












Sem comentários:

Enviar um comentário