segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

“A Vida Oculta de Fernando Pessoa” – A BD continua a homenagear Pessoa


Em post anterior já aqui divulgámos a transformação de Fernando Pessoa em personagem de Banda Desenhada, “As Aventuras de Fernando Pessoa, escritor universal…” de Miguel Moreira e Catarina Verde.

Quase ao mesmo tempo foi também editado, em  simultâneo  em Portugal e no Brasil , “A Vida Oculta de Fernando Pessoa” de Alexandre Leoni, ilustrador brasileiro, e André Morgado, argumentista português.

A obra foi lançada primeiro no Brasil, na 11ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto, nordeste do Brasil), que este ano homenageou Fernando Pessoa, e depois em  Portugal, por ocasião da última edição do Comicon, no principio deste mês.

Foi também aí que, pela primeira vez, os dois autores se conheceram pessoalmente, já que a obra foi feita através de skype e do Facebook.

Escrita em Portugal e ilustrada no Brasil, esta obra começou “por ser um projeto em crowdfunding mas uma editora do outro lado do atlântico gostou tanto da ideia que acabou por comprá-la” revela a jornalista Joana Sousa Dias, acrescentando que "A Vida Oculta de Fernando Pessoa" é uma banda desenhada que conta de forma alternativa parte da vida e obra do poeta.

“(…)Tal como se pode ler na página oficial, convida o leitor "a conhecer factos históricos reais, desde o seu nascimento, articulando-os com um mundo sobrenatural, idealizado pelos autores.

“Nesta história, Fernando Pessoa pertence a uma Sociedade Secreta que tem como objetivo salvar a sociedade portuguesa de um mal. Porém, essas obrigações forçam-no a tomar decisões difíceis que darão origem à sua afamada heteronímia."

André Morgado, o argumentista, tem 27 anos e Alexandre Leoni, o ilustrador, tem 26, e nunca se tinham visto na vida antes de se encontrarem no lançamento do livro no Brasil.

André Morgado considera-se " fascinado pelo Pessoa desde sempre. Como é que um homem só conseguia escrever por dezenas?", questiona-se, numa conversa com o Diário de Notícias.

Natural de Freineda, distrito da Guarda, e residente em Setúbal, André Morgado conta como lhe surgiu a idéia para esta BD: "um dia, em conversa com uns miúdos mais novos, ouvi-os dizer que Pessoa, um dos meus ídolos, era uma seca e percebi que eles não sabiam nada dele, fez-se um clique e decidi começar este projeto para fazer chegar o poeta a outros públicos."

A “Vida Oculta de Fernado Pessoa” é mais uma prova das potencialidades da Banda Desenhada e da inesgotável criatividade dos seus autores.

(podem ver mais em baixo o video de apresentação da obra, feito por André Morgado)









Sem comentários:

Enviar um comentário