quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Polémica no festival de BD de Angoulême 2016 : "sexista" ou mais uma vítima do "politicamente correcto"?

O Festival de BD de Angoulême 2016, ainda não começou e já está envolvido em polémica.

Com abertura prevista para o próximo dia 28 de Janeiro, a divulgação da lista dos  finalistas ao Grande Prémio no inicio do ano (que pode ser consultada AQUI) já está envolvida em polémica.

É que,entre os 28 finalistas deste ano, não consta uma única mulher, sendo o seu juri acusado de sexismo (ler AQUI e AQUI).

Rápidamente a organização emitiu um comunicado intitulado "O Festival de Angoulême ama as mulheres....ma não pode refazer a história (da Banda Desenhada)".

O principal argumento em sua defesa tem a haver com a triste realidade do mundo da Banda Desenhada onde o número de mulheres ligadas ao sector é ínfimo, menos de 15% entre todos os autores profissionalizados, o que reduz bastante as hipóteses de aparecerem entre candidatos ao prémio obras da autoria de mulheres.

Cedendo à pressão da opinião pública e de vários autores, os organizadores do festival prometeram rever a lista e incluir autoras femininas na lista dos candidatos.

O mais prestigiado festival de Banda Desenhada na Europa vai ter o seu início no próximo dia 28 de Janeiro, encerrando no dia 31.

Sem comentários:

Enviar um comentário