quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um encontro Histórico : Criadores de Mônica e Mafalda encontraram-se na Argentina


No passado dia 21 de Abril deu-se um encontro histórico para a Banda Desenhada latino-americana, o encontro entre Maurício de Sousa e Quino, os “pais” de duas das “crianças” mais famosas do mundo dos quadradinhos, Mónica e Mafalda.

O encontro teve lugar no Centro Cultural Brasil-Argentina, na embaixada do Brasil em Buenos Aires, para descerramento de uma ilustração feita por Maurício de Sousa em homenagem aos 50 anos de Mafalda.

Nesse desenho vê-se a Mônica a entregar o seu coelhinho azul, Sansão, a Mafalda.

As duas personagens têm quase a mesma “idade”, Mônica ligeiramente mais velha, “nasceu” em Março de 1963, do que Mafalda, “nascida” em Setembro de 1964.

Enquanto Mafalda deixou de ser desenhada em 1973, a Mônica “cresceu”, agora no “papel” de uma jovem adolescente em edições recentes.

Nessa ocasião Quino disse que a Mafalda não precisa de reaparecer porque os problemas no mundo continuam os mesmos e o que ela teria a dizer já foi dito.

Mauricio de Sousa concorda e acha que foi a falta de vontade política que congelou o mundo de Mafalda:”É um caso que infelizmente o discurso permanece atual. Nós ainda não estamos conseguindo colocar as nossas histórias na mesa dos políticos. Os adultos que mandam no mundo não estão entendendo da necessidade da Educação”.

O histórico encontro pode ser visto em baixo, num conjunto de fotos divulgadas por aquele Centro Cultural.


Entretanto recordamos que, até Junho, podem visitar a exposição comemorativa do cinquentenário da Mafalda no Bar Quebra-Costas , em Torres Vedras (noites de 6, Sábado e vésperas de feriados).





Conexão Lusófona - Criadores de Mônica e Mafalda se encontram na Argentina (clicar para ler)

Sem comentários:

Enviar um comentário