(da esquerda para a direita, Antero Valério, Venerando de Matos, Carlos Ferreira, Joaquin Estves, Vas co Parracho e Lança Guerreiro)
No passado Sábado 18 de Maio, à tarde, foi inaugurada e Exposição "Fanzines Portugueses", na sala de exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.
Com esta iniciativa deu-se inicio ao BD VEDRAS 2024, que vai durar até ao próximo di 21 de Junho.
Essa exposição pretende mostrar o nascimento do movimento dos fanzines de Banada Desenhada em Portugal, com destaque para o fanzine torriense Impulso.
A mostra de fanzines concentra.se na década de 1970, principalmente no período antes do 25 de Abril.
Nesse mesmo evento, que contou com a presença da veradora do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras e com a directora da Biblioteca Municipal, foi lançado o nº 9 do fanzine torriense Impulso.
O próximo evento vai ser a inauguração da exposição "Vasco Paracho e a Banda Desenhada", a insugurar no próximo Sábado na Sala de Exposições da Cooperativa de Comunicação e Cultura, na zona histórica da cidade, que terá lugar pelas 17 horas do Sábado dia 25 de Maio.
Vasco Parracho é um dos mais conceituados e premiados autores da BD portuguesa, professor na Escola António Arroio de Lisboa.
Ainda anets do encerramento do certame terá lugar um conjunto de iniciativas previstas para o Sábado 1 de Junho, com uma visita guiada à exposição "Fanzines Portugueses", seguindo-se o lançamento do "concurso de BD e cartoon João Sarzedas-Torres Vedras" e culminando com um debate sobre "A Banda Desenhada e os Fanzines em Portugal", que conta com a presença de Carlos Gonçalves, histórico dirigente do Clube Português da Banda Desenhada, e de Carlos Pessoa, jornalista fundador do jornal Público, especialista na BD e colaborador de vários fanzines históricos, como no Impulso. Este conjunto de iniciativas vai ocorrer na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, partir das 17.30.
Sem comentários:
Enviar um comentário