quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Em 18 de Novembro de 1985 nascia a série Calvin & Hobbes

No dia 18 de Novembro de 1985, passam hoje 30 anos, nascia a série Calvin & Hobbes (clicar para aceder ao site oficial), da autoria de Bill Watterson.

O nome dos inseparáveis rapaz e tigre, que só ganha vida longe dos adultos, inspirou-se no fundador do calvinismo e no filósofo Thomas Hobbes.

Inicialmente recusada, a série acabou por atingir um êxito enorme, sendo publicada em dezenas de países e centenas de jornais.

Em Portugal entrou pelas páginas do jornal Público, seguindo-se a edição em álbum de toda a série. Recentemente o diário Correio da Manhã retomou a reedição da série nas suas páginas.

O autor não nega as influências das séries Pogo de Walt Kelly, Krazy Cat, de George Herriman ou Peanuts de Charles Schultz.

No dia 31 de Dezembro de 1997 foi publicada a última tira de Calvin & Hobbes.

Há poucos anos Bill Watterson deu uma rara entrevista ao jornal Público, da qual resultou a reportagem que pode ser lida em baixo.

Foi a série Calvin & Hobbes que me "agarrou" ao jornal Público e que me reconciliou com o mundo da Banda Desenhada.

Associo esta série a outras duas, os Peanuts e a Mafalda.

As três séries são bem o retrato de três épocas da segunda metade do século XX,que correspondem também à evolução da minha vida.

Os Peanuts retratam o optimismo ingénuo do pós guerra; a Mafalda a contestação e o espírito revolucionário das décadas de 60 e 70; o Calvin & Hobbes o cinismo desesperançado do pós-modernismo neoliberal das duas últimas décadas do século XX.


Sem comentários:

Enviar um comentário